O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) , órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, participou do 1º Encontro de Criadores de Ovinos Berganês, realizado durante a 11ª Caprishow, que aconteceu nos dias 19 e 20 de maio, no município de Dormentes. O evento teve como objetivo debater sobre o berganês, com foco no desenvolvimento da criação e a possibilidade de reconhecimento como raça.
Na ocasião, o IPA foi representado pelos extensionistas, Marcelo Rabelo, Paulo Nogueira, e pelos pesquisadores , Fernando Lucas e Orlando, além de técnicos do escritório local do IPA do município de Dormentes.
A programação contou com a realização de três palestras: “Conservação e melhoramento genético animal”, ministrada pela professora da Univasf, Eulália Alves Barros; “Estudo e viabilidade da sala de corte especial”, ministrada pelo Bras Lomanto Neto, do Sebrae, e “Efeitos negativos provocados pela verminose de maior prevalência em Dormentes”, proferida pelo Médico Veterinário e Extensionista do IPA, Paulo Nogueira.
Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda, na qual foram discutidos os desafios e perspectivas para o berganês, com as presenças do professor, João Bandeira , do IF Sertão-PE, do Edmundo Gressler da ARCO, do pesquisador da Embrapa Semiárido, José Nilton Moreira, do pesquisador Marcos Barbosa, que enfrenta situação semelhante no Mato Grosso, tentando oficializar o ovino pantaneiro como raça.
Grupo genético típico da região de Dormentes, o berganês é resultado do cruzamento entre ovinos das raças Santa Inês e Bergamácia, com a intenção de produzir animais maiores e mais pesados para a produção de carne. Esses cruzamentos vêm sendo realizados desde o final da década de 1980, no entanto, somente agora está sendo realizada a caracterização desses animais, através da pesquisa “O berganês do Sertão Pernambucano”.
O encontro, organizado por João Bandeira, coordenador do projeto de pesquisa “O berganês do Sertão Pernambucano”, realizado no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, com a parceria da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Dormentes (ASCCOD), reuniu representantes de diversas instituições.
Entre eles, o coordenador de Pesquisa do campus Petrolina Zona Rural, Rodolfo Peixoto, a gerente da unidade Petrolina do Sebrae, Edneide Libório, Médico Veterinário do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Marcelo Rabelo, presidente da ASSCOD, Eduardo Coelho, superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Edmundo Gressler, órgão autorizado pelo Ministério da Agricultura a registrar e homologar as raças de ovinos no país, além de autoridades locais. O encontro reuniu ainda criadores do berganês de cidades de Pernambuco, Piauí e Bahia, para uma troca de experiências e expectativas.