O Sebrae em Pernambuco, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizou na terça-feira (12), a solenidade de encerramento da IX edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. Foram entregues oito troféus – destaque para a categoria “melhor projeto” – que ficou com o município de Paudalho. O evento aconteceu no auditório do Sebrae no Recife.Além de vencer na categoria “Melhor Projeto”, Paudalho também foi premiado na categoria “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária”, com o projeto Pátio da Feira. “Fiquei muito feliz com as conquistas. Esse projeto já vinha sendo idealizado há oito anos, e só agora pudemos colocá-lo em ação. Com a estruturação da feira, além do cuidado com a higiene, incentivamos a agricultura familiar, beneficiando indiretamente 600 produtores. Um verdadeiro incentivo à produção local”, declarou o prefeito do município, Pereira Araújo.
Foram inscritos 58 municípios pernambucanos, dos quais 22 tornaram-se finalistas e oito, ganhadores. Os programas disputaram nas categorias: “Implementação e Institucionalização da Lei Geral”, “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, “Desburocratização e Formalização”, “Pequenos Negócios no Campo”, “Inovação e Sustentabilidade”, “Municípios Integrantes do G100” e “Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária”.Para o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Pernambuco, Fernando Clímaco, o evento é um reconhecimento de projetos focados na melhoria do ambiente de negócios, estimulo à competitividade das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedor individual.
Na ocasião, além de prefeitos e representantes, estiveram presentes o presidente da Amupe, José Coimbra Patriota, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Pernambuco, Josias Albuquerque, o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos e a diretora Técnica do Sebrae em Pernambuco, Ana Dias.“Esse prêmio é o reforço ao empreendedorismo. Mesmo em um momento de dificuldades financeiras, temos um grupo de prefeitos que encontram vias para solucionar as dificuldades relacionadas ao desemprego, problemas com saúde, ausência de crédito e indústrias em período de desaceleração. Esses gestores são verdadeiros heróis por buscarem soluções inovadoras”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae em Pernambuco, Josias Albuquerque.
(Texto de Lorena Rocha – UMC – Sebrae PE – Fotos: Cláudio Gomes)