Em uma das atividades comemorativas dos 152 anos de emancipação política de Salgueiro, o prefeito Marcones Libório de Sá inaugurou a Escola Maria Josefa de Souza (Dona Mariinha), no Sítio Feijão.
A solenidade começou com apresentações culturais dos alunos da Escola Valdemar Soares de Menezes, seguidas pelos pronunciamentos de representações da comunidade.Um deles foi o da mãe de dois estudantes da unidade de ensino, Ivonete Alzenir de Barros, que representou os demais pais de alunos e falou sobre a imensa alegria em receber a nova escola. “Temos, hoje, um espaço amplo para os nossos filhos poderem brincar e estudar. Lugar digno de se aprender e fazer uma educação de qualidade”.
A estudante Sabrina Rocha falou em nome dos colegas. Ela está cursando o último ano na escola e disse estar feliz por deixar um prédio novo e bonito para os colegas, fruto de muito sonho. “Quando comecei a estudar nessa escola, eram apenas duas salas desconfortáveis. Juntos lutamos e pedimos uma nova escola. O resultado está aqui, uma escola linda e com tudo para que a educação seja cada vez melhor”.O prefeito Marcones Libório de Sá falou sobre o poder transformador da educação e sobre o reconhecimento da qualidade da educação municipal pela população. Ele, também, lembrou as escolas multisseriadas que, no governo Creuza, foram nucleadas em áreas geográficas estratégicas, sendo a escola inaugurada uma delas. Libório frisou, ainda, o espaço entregue à população como um bem pertencente à comunidade. “Hoje eu me sinto bastante feliz por ter a oportunidade de entregar à população não só do Feijão, mas dessa região, uma escola que vem com uma nova realidade da educação, nesse município, porque essa ela representa o primeiro passo para a implantação do ensino integral no município de Salgueiro. O município comemora seus 152 anos com muitas conquistas e avanços. Nós sabemos que, ainda, há muito para avançar, mas já podemos dizer que estamos caminhando com passo firme, seguro e coerente de quem gosta da verdade e nunca vai perder a esperança”, declarou.