O Prefeito Guga Lins encaminhou à Câmara de Vereadores de Sertânia o Projeto de Lei que autoriza o reajuste de 11,36% para os professores da Educação Básica, mantendo a política de valorização dos servidores implantada em sua gestão desde 2013.
A partir do próximo mês de maio, profissionais do magistério público da Educação Básica receberão valor referente ao novo Piso Nacional. O reajuste corresponde ao índice do Ministério da Educação (MEC) para servidores que cumprem 40 horas de trabalho.
A Secretária de Educação, Marisa Valéria, fala sobre a conquista para a categoria. “O governo Guga Lins vem mantendo a valorização dos professores, isso dignifica a categoria e mostra toda a preocupação do prefeito a educação do município”, disse.
Valorização profissional
Nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, a Prefeitura de Sertânia vem cumprindo integralmente o reajuste, aumentando o salário dos cerca de 350 professores municipais, aumentos esses que correspondem a 40,66%.
Enquanto isso, diversas prefeituras e até mesmo o Governo do Estado de Pernambuco não vem cumprindo a lei nacional.
A Rede Municipal de Educação de Sertânia é uma das poucas redes de ensino que possui plano de cargos e salários que prevê o aumento da remuneração de acordo com o tempo de serviço e qualificação profissional. Sendo assim, a formação continuada dos profissionais que atuam nas unidades educacionais também sempre é alvo de investimentos.
Em 2015, foi aprovado o Plano Municipal de Educação – PME, planejamento de forma democrática e participativa para os próximos dez anos. O PME trata do conjunto da educação, no âmbito Municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e de ensino.