Home » Sem categoria » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

RAFAELO MAGISTRADO

O Juiz de Direito Marcelo Russell no livro “Juízo Final – Um poder passado a limpo” menciona um perfil de um bom Juiz. “Ser juiz de toga… Aquele que tem a honra de vestir a beca. Dizer onde está o direito, distribuir a justiça entre os jurisdicionados, corrigir o equilíbrio da balança mantendo em perfeito balanceamento as relações interpessoais. Ter moderação, comedimento e, fundamentalmente, ser honesto. Isso é ser um magistrado.”

Em várias cidades que residi e exerci atividades no Banco do Brasil encontrei Magistrados com tais características. Homens que tratavam o exercício da profissão como um verdadeiro sacerdócio e com quem os jurisdicionados podiam contar, suas decisões eram revestidas de justiça e equilíbrio.

Enquanto Presidente de Rotary e Venerável de Loja Maçônica em inúmeras oportunidades fui contemplado com valores relativos a multas processuais que tais juízes repassavam para que referidas entidades promovessem o bem estar social. Em muitas ocasiões convocávamos os Magistrados para acompanhar as ações empreendidas com os recursos e ouvíamos que o papel deles fora cumprido ao direcionar as quantias. Solicitavam, no entanto, comprovação da
sua correta utilização.

Na posição oposta assisto com muita reserva a forma como alguns
Magistrados apresentam-se para população. Percebe-se que a moderação e o comedimento citados acima não fazem parte do seu cotidiano. Ficar em evidência, participar de eventos e dar entrevistas são atividades mais prazerosas para estas figuras. O exercício da função de juiz com a isenção que o cargo exige fica em segundo plano.

Boa parte dos magistrados aproximam-se do perfil indicado no primeiro paragrafo desta crônica. É possível que os juízes deslumbrados pelos holofotes não tenham percorrido os caminhos que Marcelo Russell percorreu. O sertão ensina até quem sabe muito, mas, não tem a capacidade de ensinar o quem pensa que sabe.

A assertiva “Ser juiz é renegar muita coisa, dentre elas, a riqueza”, também inclusa no livro acima citado, não acompanha todos. É uma pena.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários