“O mosquito é o maior problema de saúde pública do Brasil e, por isso, vivemos um momento crucial que exige uma ação determinada de todos os gestores públicos e da população. Por isso, estamos nos reunindo com os prefeitos da Região para reafirmar o apoio da secretaria para o trabalho de enfrentamento realizado pelos municípios”, lembra Iran Costa.
No encontro, o secretário também anunciou o início do atendimento ambulatorial aos casos de microcefalia no Hospital Regional Emília Câmara e de reabilitação às crianças com a malformação na UPAE, ambas localizadas em Afogados da Ingazeira e que serão referências regionais para o suporte aos bebês e suas famílias. “Pernambuco, por seu pioneirismo em detectar, com seriedade e transparência, a alteração no padrão de ocorrência da microcefalia no Brasil, teve a condição de estruturar a rede de atenção para acolher, com qualidade e de maneira regionalizada, essas crianças e suas famílias. No Pajeú, a UPAE de Afogados da Ingazeira, que tem exercido papel fundamental na descentralização do atendimento especializado, irá iniciar, já nas próximas semanas, o suporte de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia para as crianças e o suporte psicológico para suas mães. Além disso, já demos início ao processo de estruturação do Hospital Regional Emília Câmara, com a aquisição de um novo equipamento de ultrassom para o acolhimento das grávidas e acompanhamento dos bebês”.
O agendamento dos atendimentos nas unidades de Saúde será feito por meio da regulação entre os municípios e as Gerências Regionais de Saúde (Geres). Na Região, o Hospital Professor Agamenon Magalhães, localizado em Serra Talhada, já está atendendo crianças com microcefalia, com suporte de coleta de exames laboratoriais e equipe com neuroclínico, pediatra; fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social.
No período da tarde, ainda em Afogados da Ingazeira, Iran Costa visita o Hospital Regional Emília Câmara, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do município e a sede da X Gerência Regional de Saúde (Geres). “Nosso objetivo é ver de perto o funcionamento de cada unidade de saúde, proporcionando o contato direto com funcionários e pacientes, conferindo os serviços ofertados à população e fortalecendo a presença da secretaria estadual de Saúde aqui no Pajeú”, afirma o secretário. No Hospital e na Geres, o secretário ainda vai, junto com as equipes, montar o plano de ação das unidades, com foco na gestão e fortalecimento da assistência.
CIR – Fechando a viagem ao sertão pernambucano, o secretário Iran Costa participa, na sexta-feira (19/02), às 8h, no auditório da X Geres, da primeira reunião de 2016 da Comissão Intergestora Regional (CIR) da X Geres. A CIR é um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado com foco na regionalização da Saúde.
No encontro, o secretário também abordará com os gestores municipais os dados das arboviroses da região. Ainda serão feitos informes sobre as novas turmas de residência multiprofissional da Região e de curso de atualização em saúde bucal.