Home » Sem categoria » MUNICÍPIOS DE SERTÃO-CENTRAL INTENSIFICAM A LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

MUNICÍPIOS DE SERTÃO-CENTRAL INTENSIFICAM A LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

 

SALRepresentantes dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão-Central – Cindesc, presidido pelo prefeito de Salgueiro, Marcones Libório de Sá, reuniram-se na sede do órgão, localizada em Salgueiro, para avaliarem o quadro das doenças causadas pelo mosquito Aeds Aegypti, dentro das suas áreas de abrangência.

A Gestora da VII Gerência Regional de Saúde – Geres, Maria Auxiliadora Veras, informou que de janeiro até novembro, foram notificados 122.655 casos de dengue em 185 municípios de Pernambuco, com 13 óbitos. Os mais incidentes, numa lista de 19, são Pedra, Jataúba e Arcoverde e os maiores números de notificações estão em Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru.

Apesar de nenhum município do Sertão-Central integrar essa lista de alta incidência, as autoridades locais estão montando uma força-tarefa para inibir a proliferação do mosquito.

A preocupação veio com o aumento das confirmações de Chikungunya, em Pernambuco, de 4, em 2014, para 219, em 2015, até o mês de novembro, e das transmissões do vírus da zica, em 2014, que começaram a ser associadas aos casos de microcefalia, crianças que nascem com o cérebro diminuído.

A VII Gerência Regional de Saúde, em parceria com os municípios do Sertão-Central, já convocou médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da rede de assistência em Saúde e coordenadores da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica para uma capacitação/atualização de manejo clínico para dengue, chikungunya e zica, no próximo dia 17, às 8h, no auditório do Hotel Imperador.

Durante a reunião, também, discutiu-se a importância de se buscar parcerias no Ministério Público e nos veículos de comunicação locais para conquistar a adesão da população.

Foi anunciada, ainda, uma reunião com o colegiado de secretários de Saúde da VII Região de Saúde, na próxima terça-feira (15), no auditório da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, às 9h.

Outras estratégias, localizadas especificamente em Salgueiro, e informadas pelo Secretário de Saúde, Emanoel Leite, serão a criação de um comitê municipal de enfrentamento, composto por vários setores, entre eles educação, promotoria e movimentos sociais, e decretação de situação de emergência.

No município de Salgueiro, em 2015, até novembro, houve um caso de microcefalia.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários