Em disputa acirradíssima com o goleiro Danilo Fernandes, do Sport, o técnico do Santa Cruz Marcelo Martelotte foi eleito o maior destaque do futebol pernambucano em 2015. A votação ficou a disposição do público no JC Online (www.jconline.com.br) de segunda a sexta da semana passada.
O triunfo do treinador coral quebra a hegemonia rubro-negra. Desde que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) começou a realizar esta eleição, só leoninos tinham ganho. O atacante Marco Aurélio levou em 2013 e o treinador Eduardo Baptista (hoje no Fluminense) faturou ano passado.
Assim como o acesso dos tricolores à Primeira Divisão, a concorrência pelo posto de “destaque do ano” não foi nada fácil. O comandante coral disputou voto a voto a liderança com o goleiro do Sport, Danilo Fernandes. O resultado não poderia ser diferente: a votação terminou empatada em 31% para cada.
No entanto, na contagem geral, o comandante coral acabou vencendo o arqueiro leonino por uma incrível diferença de apenas nove votos. Foram 1.859 (31,3%) do tricolor contra 1.850 (31,2%) do rubro-negro. Ao todo, 5.932 pessoas participaram da eleição.
Marcelo Martelotte foi um dos principais responsáveis pela arrancada do time tricolor na Série B do Campeonato Brasileiro, que levou o time coral à vice-liderança da competição e o acesso à elite nacional. Em 31 rodadas, o técnico levou o Santa a uma reação incrível. Foram 19 vitórias, cinco empates e sete derrotas.
Com uma formação mais ofensiva, com dois armadores e três atacantes, os números do setor ofensivo do Tricolor do Arruda também tiveram números surpreendentes.
Da “Era Ricardinho” para a “Era Martelotte”, as diferenças foram visíveis. Sob o comando do atual treinador, o ataque teve uma evolução de 155% no número de gols, terminando a competição como o mais eficiente da Série B, com 63 bolas na rede.
RANKING
Além de Marcelo Martelotte e Danilo Fernandes, a lista dos concorrentes teve: Diego Souza (11%), André (10%), João Paulo (9%), Júlio César (3%), João Ananias (2%) Daniel Costa (1%) e Gilmar Dal Pozzo (1%), nesta ordem.