Os três mandatos completos, a reeleição de Dilma e as peraltices levaram o PT – Partido dos Trabalhadores, Lula e a Presidente a tão alto nível de desgaste perante parte dos brasileiros que o fenômeno já virou uma corrosão.
A situação é tão complicada que vale uma comparação com a fábula abaixo, registrada em livros de Esopo e contada em prosa e verso no Oriente Médio e na Ásia.
“O velho, o menino e o burro – Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem. Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos: Como é que pode duas pessoas em cima deste pobre animal! Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar: Que absurdo! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal. Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o velho desceu. Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram: Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha! Diante disto, o menino desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro. Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena: São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte! O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir. Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas. Além de divertida, esta fábula mostra que não podemos dedicar atenção irracional para as críticas, pois estas acontecerão sempre, independente da maneira em que procurarmos agir.”
Tem sido assim com o Lula, Dilma e o PT. Nada que é feito pelo trio agrada. Vejamos as situações no último trimestre. A presidente demorou a visitar as áreas atingidas pela catástrofe de Mariana, foi criticada. Ao publicar a regra que permitiu que o F.G.T.S. dos atingidos fosse sacado recebeu críticas de todo lado. Quando Lula e o PT manifestaram-se sobre as “traquinagens” de Delcídio Amaral foram duramente criticados, Dilma ficou calada no primeiro momento recebeu uma avalanche de críticas.
Existem erros da dupla Lula e Dilma, o PT tem tido um comportamento distante das suas pregações na época que era oposição, contudo, em 2016 o Brasil não pode continuar como a “casa onde falta pão, todos brigam e ninguém tem razão”. Este processo de impedimento vai custar muito caro.
Se não é possível perdoarmos as falhas cometidas pela trinca, vamos unir forças e ajudar nosso país e sair da enrascada. Com falta de vontade e crítica em demasia vamos avançar pouco. Feliz ano novo, vida nova e novas ações.
Por: Ademar Rafael