Neste início de dezembro, diversas ações conjuntas marcam a Campanha do Laço Branco, promovida pela ONG Diaconia em parceria com Igrejas e outras entidades, nos três estados de atuação da instituição. No Sertão do Pajeú, o lançamento da campanha acontece na noite da próxima terça-feira (08), na Praça principal de Afogados da Ingazeira.
A ação contará com abordagem do público, distribuição de laços brancos e de material informativo, além de uma exposição da metodologia Nem Tão Doce Lar, que reproduz o ambiente de uma casa onde, apesar da ordem aparente, é possível identificar sinais e provas de violência.
De acordo com a assessora político-pedagógica Risoneide Lima, a data foi escolhida por se inserir em meio a dois eventos que movimentam a cidade: o feriado religioso e a feira de artesanato e produtos da Agricultura Familiar, marcados pela circulação maior de pessoas, inclusive de municípios vizinhos: “A nossa expectativa é de uma boa participação, principalmente no envolvimento dos jovens e homens adultos. Esperamos que seja um momento ecumênico e também de conscientização”, afirma Risoneide.
A campanha tem a parceria com a Rede de Mulheres Cristãs do Sertão do Pajeú, coletivo que reúne representantes de diversas igrejas locais, além do Núcleo de Estudos de Gênero (NEG), da Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira (Fafopai).
Laço Branco – Surgida no Canadá após um ataque que vitimou 14 mulheres estudantes de uma escola, em 1989, a campanha do Laço Branco busca estimular os homens para que se organizem e adotem como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. No Brasil, em média 15 mulheres morrem diariamente vítimas de violência, segundo levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).