Urubá Terra: Agricultura Xukuru, pensamentos e práticas do Limolaigo Toipe, ensinando a escola a cultivar as sementes da resistência. Esse é o tema do III Encontro de Agricultura Xukuru e Feira de Partilha de Sementes Tradicionais, promovido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em conjunto com o coletivo Jupago Kreká, na Aldeia Cana Brava, no Território Indígena Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira, nesta quinta (19) e sexta (20)..
O evento reúne agricultoras e agricultores indígenas do povo Xukuru do Ororubá, além da comunidade escolar de várias aldeias indígenas. O objetivo é valorizar a agricultura indígena, suas práticas e procedimentos produtivos, baseados nos conhecimentos ancestrais, relacionando esses elementos com os processos educativos trabalhados na rede escolar daquele território. Entendendo-se que a inclusão da discussão sobre a agricultura indígena nos conteúdos escolares tornará possível que as gerações futuras assumam a defesa e valorização de tais elementos, o que contribui para o fortalecimento da organização sociopolítica e para a concretização do Bem Viver Xukuru.
Além da apresentação de experiências em agricultura, será realizada uma feira de partilha de sementes tradicionais. “A iniciativa visa fazer circular as sementes nativas, acompanhado de todo conjunto de conhecimentos a elas associados, possibilitando resgatar a história e o modo de vida desse povo”, ressalta a extensionista do IPA, Cátia Tenório.