O primeiro dia que marcou a abertura do 9º Encontro Nacional das Culturas Populares e Tradicionais em Serra Talhada, no Sertão pernambucano, fechou com os poderosos batuques do Afoxé Obá Iroco, sacudindo a Concha Acústica de Serra Talhada, na noite da última sexta-feira (20). Dentro do leque de atrações noturnas, a população conferiu a apresentação do grupo Muzenza do Mestre Negro da Capoeira, e ainda a escolha da miss e mister negros 2015, fechando também as homenagens em alusão ao Dia da Consciência Negra na Capital do Xaxado.
Após amanhecer banhada de festa com a energia dos maracatus e afoxés, o município também brindou o batismo oficial nesta sexta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no centro da cidade, com à direito a fixação de placa inaugural pelo prefeito da cidade, Luciano Duque. A matriz foi construída por negros escravos entre 1789 e 1790 e acabou rebatizada em memória dos negros que a ergueram há centenas de anos.
O ato contou com as presenças do babalorixá Pai Hebert Inácio, representando as religiões de matrizes africanas e o padre Gilvan Bezerra, em nome da igreja Católica. As atividades do 9ª Encontro das Culturas Populares em Serra Talhada recomeçam nesta segunda-feira (23) com uma programação recheadas de atrações, com apresentações de palco e de rua, além de um manancial rico de debates, fóruns, seminários e oficinas com vistas ao incentivo da produção cultural. A expectativa é que Serra Talhada receba, durante o encontro, cerca de 3 mil artistas até o próximo dia 29.