Home » Sem categoria » MUNICÍPIO REALIZA CAMPANHA DE COMBATE À TUBERCULOSE

MUNICÍPIO REALIZA CAMPANHA DE COMBATE À TUBERCULOSE

SALEntre os dias 23 e 27 de novembro, a Prefeitura de Salgueiro por meio da Secretaria de Saúde realiza ações contra a tuberculose nas unidades de saúde do município. O intuito é dar visibilidade ao controle da doença, com ações de prevenção, tratamento e sensibilização da população.

Nesta quarta-feira (25), a ação foi no Posto de Saúde da Família-PSF Santo Antônio, onde foi realizada uma palestra ministrada pelo clínico Geral, Rômulo de Sá, a enfermeira Ângela Maria e a agente de Saúde, Eliane de Souza.

De acordo com Rômulo de Sá, clínico Geral, o serviço acontece durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura em média seis meses, é totalmente gratuito. “Importante é não abandonar o tratamento, não deve ser interrompido em hipótese alguma, sob pena de ter que prolongá-lo com maiores dificuldades, pois nesse caso o bacilo da doença se torna mais resistente”, salientou.

A campanha deste ano foca a importância do paciente efetuar o tratamento até o final. Entre as ações estão encaminhamentos para consultas médicas e teste do escarro, aferição de pressão e exame de glicemia.

Para Marcos da Silva, 32, morador do bairro as campanhas da Secretaria de Saúde são como uma visita inesperada e bem vinda. “É muito bom ver esta mobilização da saúde, é uma surpresa muito agradável. Hoje aprendi como identificar um suposto caso de tuberculose, agora prestarei atenção em todos os meus familiares”, afirmou.

Os palestrantes aproveitaram a oportunidade e falaram também sobre leishmaniose, doença conhecida popularmente como calazar. Os mesmos orientaram e falaram de como prevenir e os cuidados para combater a doença e explicaram que é transmitida por insetos hematófagos. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments