Home » Sem categoria » CAPRINOS DO IPA SÃO GRANDES CAMPEÕES NA EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS

CAPRINOS DO IPA SÃO GRANDES CAMPEÕES NA EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS

CAPRIOs caprinos de leite da Estação Experimental de Sertânia do Instituto Agronômico de Pernambuco/IPA foram campeões de algumas categorias, da raça Saanen, realizado na manhã desta terça-feira (17/11), na pista de julgamento da Exposição Nordestina de Animais, no Parque do Cordeiro.

Além de campeões de categoria, dois deles levaram os títulos de reservada (2º lugar) e de Grande Campeã da Raça (1º lugar). “São animais registrados puros de origem (PO), que além de especializados na produção de leite representam muito bem a raça”, explica o pesquisador do IPA, Fernando Lucas Mesquita.

A premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Estação Experimental do IPA, em Sertânia, que funciona como um Centro de Treinamento e Profissionalização em Caprinovinocultura, sendo mais conhecida como Fazenda Cachoeira/IPA. A unidade realiza trabalho de melhoramento de raças nativas e especializadas em leite e carne.

“No local, vem sendo trabalhada as raças especializadas em produzir carne e leite, além de núcleos de conservação de genótipos nativos, buscando ofertar material genético de elevado potencial produtivo e/ou adaptado para toda região”, explica o diretor de Pesquisa do IPA, Antonio Raimundo.

Nesse sentido, desenvolve pesquisas nas mais diversas áreas – forragicultura, alimentação, nutrição, manejo e biotécnicas da reprodução – de forma a possibilitar programas de inseminação artificial e transferência de embriões para o melhoramento genético das raças. “A ideia é provocar um maior desenvolvimento produtivo dos rebanhos”, pontua o presidente do IPA, Gabriel Maciel.

Nos últimos anos, o Instituto investiu na ampliação da estrutura física da Estação, a fim de apoiar a caprinocultura de leite com baias suspensas, baias de crescimento, sala de ordenha e ordenhadeira mecânica.

O IPA de Sertânia possui um rebanho de, aproximadamente, 700 cabeças entre caprinos e ovinos, distribuídos nas seguintes raças: Morada Nova, Anglo Nubiana, Moxotó, Saanen, Toggenburg, Savana e Alpina. Esse banco de germoplasma de caprinos e ovinos será utilizado para o melhoramento genético do rebanho de Pernambuco.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários