Home » Sem categoria » OPINIÃO DO PERNINHA

OPINIÃO DO PERNINHA

perninhaLegislação em causa própria

Folheando um matutino de grande circulação, na última sexta feira (13), uma manchete nos chamou à atenção: Alepe avalia a criação da própria polícia. Isso mesmo. A Assembleia legislativa de Pernambuco vai passar a ter a sua “polícia de inteligência”, uma equipe de Polícia Legislativa exclusiva para investigação e espionagem subordinada à presidência da casa. Com deputado recebendo ameaças de morte e mais de mil pessoas circulando por dia, pelos corredores dos prédios, a Mesa Diretora – por decisão de seus sete integrantes -, apresentou na quinta feira 12/11 projeto de lei que cria a Superintendência de Inteligência Legislativa (SUINT), organismo policial com delegação para executar atividades de inteligência e investigação no âmbito do Poder Legislativo.

É uma boa ideia, não acham? E a nós, pobres mortais, quem dará segurança? O que a população deverá fazer ao se sentir ameaçada? A quem recorremos?

Essas perguntas surgem automaticamente quando lemos no mesmo jornal: agência do Banco do Brasil é assaltada na Encruzilhada, por quatro elementos, por volta das 16 horas do dia 12 (quinta feira passada). A mesma nota dá conta de que, segundo dados da Secretaria de Defesa Social, o número de assaltos a bancos em Pernambuco aumentou 140% em relação ao ano passado.

Querem mais? No caderno cidades, na coluna de Letícia Lins, está estampado: No ônibus, “como animais”. Andar de ônibus virou um risco na Região Metropolitana. Entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, foram nada menos de 35 assaltos, segundo números levantados pelo repórter Eliel Alves, e divulgados pela Rádio Jornal, no Programa Super Manhã. Do adia 9 ao dia 11 de novembro, ocorreram doze, inclusive um contra transporte escolar, na cidade de Ipojuca.

A pergunta agora é dirigida ao governador Paulo Câmara: cadê os concursos da Polícia Civil e Militar, prometidos desde o início do ano e que foram reforçados em suas passagens políticas por várias cidades do interior, a exemplo de Afogados da Ingazeira? Lembra do que o senhor falou no aniversário do PACTO PELA VIDA, quando os números mostrados desafiavam o programa e ali ficou garantido que os concursos viriam com a maior brevidade, em função da carência existente nas corporações?

Deputado Guilherme Uchoa, mesmo o senhor não andando de ônibus nem se expondo em filas de bancos, aproveite a aprovação da lei que cria a nova polícia legislativa e dê um empurrãozinho junto aos seus pares para forçar a realização de concursos e consequente ampliação dos efetivos policiais que dão proteção à população do estado afinal, o dinheiro que vai pagar a (sua polícia) sai do mesmo canto do que paga a nossa; (do bolso dos pernambucanos).

Por: Danizete Siqueira de Lima – Novembro de 2015


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários