Desde que assumiu o mandato na Câmara Federal, em janeiro deste ano, o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) tem colocado como uma das suas principais preocupações a defesa dos municípios e a necessidade de se repactuar a distribuição de recursos federais, que hoje são distribuídos de forma desigual, com 70% do dinheiro ficando com a União e apenas 30% repassados aos estados e municípios.
Essa era, inclusive, uma bandeira do ex-governador Eduardo Campos (PSB) nos seus dois mandatos e na sua campanha presidencial, interrompida por uma tragédia. Dando continuidade a essa luta, Tadeu tem atuado, em Brasília e no Estado, promovendo debates e participando audiências públicas. Uma delas vai acontecer nesta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Serra Talhada, por proposição do vereador Marcos Oliveira.
O novo Pacto Federativo, porém, é apenas um dos vários aspectos sobre os quais Tadeu Alencar tem se debruçado na Câmara dos Deputados. Outras causas importantes têm merecido sua atenção, como a reforma política – de cuja comissão especial ele foi um dos vice-presidentes – a luta contra a redução da maioridade penal, a modernização do Poder Judiciário, a preservação da ética na política e o combate à corrupção, entre outros temas do cotidiano dos brasileiros.
O bom desempenho na Câmara rendeu a Tadeu Alencar, em agosto deste ano, a inclusão na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, aferida anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Um destaque conferido a pouquíssimos estreantes. “A escolha do meu nome foi uma alegria e um reconhecimento, mas me trouxe uma responsabilidade ainda maior para com o mandato, sobretudo pelo fato de que, entre os 100 mais influentes, apenas três deputados estão no primeiro mandato. E eu sou um deles”, concluiu.(Por: Marcos Oliveira)