Home » Sem categoria » EDUCAÇÃO E SEMIÁRIDO FORAM AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS DE CURSO PROMOVIDO EM SALGUEIRO

EDUCAÇÃO E SEMIÁRIDO FORAM AS PRINCIPAIS TEMÁTICAS DE CURSO PROMOVIDO EM SALGUEIRO

cursoGestores, conselheiros e representantes de associações e sindicatos de 18 municípios da região, estiveram na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão-Central – Fachusc para o encerramento do curso de formação ‘Educação em direitos humanos e convivência com o semiárido’, na última terça-feira (20).

De acordo com o coordenador adjunto do curso, Audísio Costa, o objetivo foi promover o debate da educação como direito humano, na perspectiva do desenvolvimento sustentável do semiárido. Para ele, a educação tem um papel importante nesse processo porque tem a capacidade de promover a integração das diversas políticas, além de levar em consideração a realidade que não se pode mudar a natureza e a seca não vai acabar. “A gente espera que os formandos comecem a debater uma nova concepção de educação como um direito humano, entendendo-a como fazendo parte de um conjunto de outros direitos que podem ser conquistados por cada sociedade’’, disse.

A secretária de Educação, Fátima Monteiro, formanda do curso, explicou que Salgueiro, além de Afogados da Ingazeira e Caruaru, foi sorteado como cidade polo para a discussão de marcos legais e da inserção de atividades ou disciplinas, na grade curricular das crianças, que trabalhem a convivência com o semiárido.

Nesse quarto e último módulo da formação, foi apresentado o Plano Municipal de Convivência com o Semiárido de Salgueiro, elaborado pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social. “O Plano foi criado para se pensar políticas intersetoriais e permanentes para a convivência sustentável com o semiárido”, argumentou Fátima.

O curso teve 140 horas e foi coordenado pela Undimepe, Adufepe, UFPE, UFRPE, Univasf, Fundaj, SEE-PE, MST, Fetape e o Comitê Pernambucano de Educação do Campo.

Reunindo os três polos, foram 30 municípios representados nos encontros coletivos e trabalhos locais, através de grupos de estudo descentralizados.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários