A educação de Sertânia é destaque na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. A ANA tem como objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática dos alunos matriculados no 30 do ensino fundamental.
O município pontuou 25,30% no mais elevado nível de conhecimento de leitura, bem acima do índice geral registrado no Estado que foi de 5,37%. Neste nível são avaliados pontos como: reconhecer a relação de tempo em texto verbal e os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional; identificar o referente de pronome possessivo em poema, o referente de advérbio de lugar em reportagem, o referente de expressão formada por pronome demonstrativo em fragmento de texto de divulgação científica para o público infantil e inferir sentido em fragmento de conto.
Já no maior nível de conhecimento da Matemática Sertânia pontuou 51,25% contra os 15,17% registrado no Estado. Nesse ponto é avaliado a capacidade de ler medida em instrumento (termômetro) com valor procurado não explícito; horas e minutos em relógios analógicos, identificando marcações de 10, 30 e 45 minutos, além de horas exatas; reconhecer decomposição canônica (mais usual) de números naturais com três algarismos; composição ou decomposição não canônica (pouco usual) aditiva de números naturais com até três algarismos; resolver problema, com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar, não envolvendo reagrupamento; com números naturais de até três algarismos, com as ideias de comparar ou completar, envolvendo reagrupamento; de subtração como operação inversa da adição¸ com números naturais; de multiplicação com a ideia de adição de parcelas iguais, de dobro ou triplo, de combinação ou com a ideia de proporcionalidade, envolvendo fatores de 1 algarismo ou fatores de 1 e 2 algarismos.
“Esse resultado é fruto da prioridade que o prefeito Guga Lins tem dado a educação do município e o empenho de todos que fazem a nossa secretaria e estamos trabalhando para avançar ainda mais”, disse a secretária de Educação, Marisa Valéria.(ASCOM)