O município de Salgueiro, no Sertão Central, ficou entre os 50 melhores e conquistou o 1º lugar na categoria Melhor cidade do Brasil em aplicação de recursos na saúde e educação. O prêmio foi anunciado na noite da última quinta-feira(17) durante solenidade, em São Paulo, conduzida pela ISTO É (Editora Três) e Austin Rating( agência classificadora de riscos de crédito de origem brasileira), com o objetivo de mostrar o retrato preciso da evolução das cidades brasileiras posicionadas num abrangente levantamento do nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros.
Na solenidade, o prefeito Marcones Libório de Sá, foi representando pelo secretário de Saúde Emanoel Leite e o de Finanças, João Gomes dos Santos. Salgueiro foi a única justificou representação do Estado de Pernambuco. A cerimônia reuniu prefeitos, empresários, políticos e autoridades de todo os estados do país. “O prêmio é uma resposta ao trabalho comprometido de dois gestores consecutivos, um planejamento continuado, o cumprimento da responsabilidade fiscal e investimentos em dois grandes pilares que são a saúde e educação”, destacou João Gomes.
Realizado de forma inédita, o estudo utilizou indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão e focou o levantamento na convergência de três fatores primordiais: mobilidade, sustentabilidade e sociodiversidade. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país.
O prefeito Marcones Libório de Sá comemorou o resultado do prêmio lembrando que os avanços sociais e econômicos das cidades do interior também fazem o somatório do desenvolvimento do povo brasileiro.
“A gente recebe esse prêmio com o sentimento de uma caminhada construída juntamente com o processo de desenvolvimento para Salgueiro. Os dados avaliados refletem numa visão focada em planejamento, valorização e comprometimento com recursos públicos. A pesquisa é baseada também em indicadores como o prêmio do selo Unicef que é uma constante na nossa administração”, avaliou.
Para o prefeito, tudo isso se concretiza em cima da metodologia de indicadores sobre evasão escolar, avaliação de Ideb, mortalidade infantil e materna, índice de vacinação, entre outros dados. O campo dos indicadores sociais apontados pelo prêmio, refletem as políticas públicas que envolvem a demografia, habitação, qualidade de vida, saúde risco juvenil, vulnerabilidade e educação. Os demais indicadores são fiscais, econômicos e digitais.