Os oito novos conselheiros que fazem parte do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) foram eleitos durante a 2ª Conferência Metropolitana de Transporte, realizada nos dias 18 e 19 de setembro no Centro de Convenções, em Olinda.
Esses representantes foram eleitos para o biênio 2015/2017 e irão compor o CSTM juntamente com mais 16 conselheiros, que fazem parte de diversos órgãos do Governo do Estado. Eles terão, entre suas atribuições, fixar políticas sobre a estrutura tarifária, opinar sobre programas de trabalho do órgão e aprovar as normas e padrões de serviços relativas ao STPP/RMR.
A novidade é que o Governo do Estado dobrou a representatividade dos usuários no conselho, passando para quatro vagas para usuários comuns, duas para estudantes, uma para pessoa idosa e uma para pessoa com deficiência e criou uma vaga para o representante do operador do Sistema de Transporte Público de Passageiro da Região Metropolitana (STPP/RMR).
O secretário das Cidades e presidente do CSTM, André de Paula, participou do evento e destacou a importância de discutir com os usuários as melhorias do transporte público. “Esse encontro foi um compromisso que assumimos no início dessa caminhada, quando havia uma reivindicação justa, importante e antiga para que nós retomássemos a conferência. Estivemos reunidos com quase todos os delegados e ouvimos as demandas, pleitos e solicitações, e a partir dessas discussões, tomamos medidas que irão democratizar o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM)”, disse. André também lembrou a retomada da periodicidade bimestral das reuniões do conselho.
A conferência também contou com a participação do presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo; do assessor especial da Secretaria das Cidades, Maurício Pina; do diretor de Projetos Especiais do Grande Recife e coordenador da 2ª Conferência Metropolitana de Transporte, José Carlos Guerra; do diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PE), Charles Ribeiro; do secretário de Transportes de Olinda, Oswaldo Lima Neto; da conselheira representante dos usuários da gratuidade, Neide Santana, e também do conselheiro do CSTM e representante dos usuários comuns, José Alves.
A votação dos conselheiros foi secreta e qualquer um dos delegados eleitos pôde se candidatar a uma das vagas dentro de seu segmento. Os representantes eleitos foram:
Usuário comum: Clayton da Silva Leal, Paulo Gustavo de Lima, Nael Antônio Vicente e Roberto Alexandre Ferreira Lira
Estudante: Márcio José da Silva Morais e Elizeu Dias de Santana
Pessoa idosa: Maria do Socorro da Silva
Pessoas com deficiência: José Carlos dos Santos