A incontinência verbal tem levado muita gente a arrepender-se do que falou pelo resto da vida. Outros, continuam soltando “asneiras” em proporção geométrica. Esta crônica reproduz frases atribuídas aos três últimos brasileiros que ocuparam o cargo de presidente da república, aqui publicadas nos exatos termos em que estão disponíveis nas plataformas virtuais.
O príncipe FHC produziu, segundo as fontes pesquisadas, as seguintes pérolas: “Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor. Então é aquela angústia para saber se o pesquisador vai ter um nome na praça ou se vai dar aula a vida inteira e repetir o que os outros fazem.”; “O valor médio dos benefícios da Previdência Social cresceu e tem que ser mantido. Para isto é preciso fazer a reforma, para que aqueles que se locupletam da Previdência não se locupletem mais, não se aposentem com menos de 50 anos, não sejam vagabundos num país de pobres e miseráveis.”; “Os brasileiros são caipiras, desconhecem o outro lado, e, quando conhecem, encantam-se. ”…
O sindicalista Lula, de acordo com os textos pesquisados, afirmou: “Vamos trabalhar para ganhar as eleições. Não é uma eleição fácil. É como time de futebol. Quando o time está ganhando de um a zero, de dois a zero, quando o time está ganhando, recua, não quer mais fazer falta, pênalti, fica só rebatendo a bola. E quem está perdendo vem para cima com tudo, e é com gol de mão, de cabeça, de chute, de canela. Não tem jogo ganho ou fácil.”; “Apanhamos muito e perdemos companheiros, companheiros de qualidade, que tinham muita pressa e acreditavam que as coisas podiam ter sido feitas de anteontem para ontem. Isso tudo serviu de lição para nós. Apanhei muito, plantei e agora estamos podendo chupar os frutos.”; “Quando se aposentarem, por favor, não fiquem em casa atrapalhando a família. Tem que procurar alguma coisa para fazer.” …
Dilma, também, conforme pesquisa, disse: “O meio ambiente é uma ameaça para o desenvolvimento sustentável.”; “Aonde não há estado, parceria e organização empresarial, a tendência é que ações criminosas se desenvolvam mais e substituam as ações do estado e da sociedade”, “Temos que combater o uso de jovens pelo crime organizado. (…) Não podemos aceitar que o crime organizado substitua o Estado e a sociedade.”; “Nós não vamos colocar uma meta. Nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta.”…
Adicionalmente e para encerrar registramos o pensamento de Donald Rumsfeld, Secretário de Defesa de George W. Bush, falando sobre o Afeganistão em 2002: “Existem dados conhecidos. Existem coisas que sabemos que sabemos. Existem incógnitas conhecidas. Ou seja, coisas que agora sabemos que não sabemos. Mas existem também incógnitas desconhecidas. Existem coisas que não sabemos que não sabemos”.
A atriz Cláudia Rodrigues, na pele de Ofélia sempre afirmava: “Só abro a boca quando eu tenho certeza!”, as personalidades acima observaram este enunciado? O julgamento fica a cargo de cada leitor e de cada leitora.
Por: Ademar Rafael