Home » Crônicas de Ademar Rafael » CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

CRÔNICA DE ADEMAR RAFAEL

RAFAELO PODER DA PARCERIA

Na leitura de um livro sobre convivência harmônica tomei conhecimento da obra “O cálice e a espada”, escrita pela socióloga Riane Eisler e enquanto lia referida publicação fui informado de outra da mesma autora, intitulada “O poder da parceria”.

Inicialmente, quem é Riane Eisler? Trata-se de uma judia que na infância foi arrancada da Áustria, para fugir dos nazistas; criou-se em Cuba e graduou-se em sociologia nos Estados Unidos, para onde se mudou antes de revolução promovida pela turma de Fidel.

O que “O poder da parceria” tem de especial? Além de uma mensagem perfeita sobre convivência sem dominação, é uma obra que traz às claras a necessidade de fazermos nossa parte no enfrentamento às mentiras dos que se acham dono do mundo.

Com o livro e as palestras pelo mundo, a renomada ativista social oferta a cara para receber bofetadas por narrar os estragos promovidos pelas grandes companhias de comunicação ao centralizar e manipular informações; cita os danos causados pela produção massificada de armas por empresas como General Eletric, General Dynamics, Hughes e outras, sediadas principalmente nos Estados Unidos, na França e na Rússia; relata como as organizações Nestlé, Dow Chemical, Chevron, Conoco e outras manipulam variáveis da cadeia alimentar mundial, com foco nos lucros em detrimento do prejuízo à saúde dos consumidores de alimentos industrializados na forma de “commodities”…

Seguindo a lógica da publicação, em lugar de registro proibindo a utilização do conteúdo, existe a seguinte mensagem: “Você está autorizado a reproduzir as tabelas seguintes e repassá-las para outras pessoas. Os materiais nesta seção têm o intuito de ajudar a incorporar a parceria à sua vida e ao mundo”. No material disponibilizado estão diversas sugestões para que os conceitos sobre parceria sejam debatidos, ampliados e aplicados na vida cotidiana.

Os exemplos de vida da escritora dão sustentação aos métodos apresentados que encaminha o leitor para ações direcionadas aos relacionamentos consigo mesmo, com os mais próximos, com o trabalho e a comunidade, com nosso

país, com outros países, com a natureza e com o espírito. A sua caminhada dá consistência ao que está escrito.

Ao concluir a leitura do livro veio à minha mente a ação da nossa conterrânea Aline Mariano, na Secretária Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife. Desde que assumiu a função, a neta de Dona Laura Ramos, tem buscado soluções junto a parceiros públicos e privados. O seu ato de

coragem ao assumir o cargo e sua gestão tem tudo haver com o texto do livro. Deslocar-se da dominação para parceira somente com atitude, isto Aline tem.

Por: Ademar Rafael


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários