Home » Sem categoria » CHAPÉU DE PALHA MULHER DA FRUTICULTURA CAPACITA 3.425 TRABALHADORAS RURAIS

CHAPÉU DE PALHA MULHER DA FRUTICULTURA CAPACITA 3.425 TRABALHADORAS RURAIS

CHAPEUA cerimônia de encerramento dos cursos de capacitação do programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura Irrigada 2015, realizado pelo Governo do Estado, lotou a quadra e as arquibancadas da Escola Técnica do Senai, em Petrolina, nesse domingo (26). O governador Paulo Câmara foi ao município prestigiar o ato, que reuniu cerca de 1,7 mil pessoas.

Nesta edição do Chapéu de Palha da Fruticultura foram formadas 3.425 trabalhadoras rurais dos municípios de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, no São Francisco, que participaram de 50 cursos de formação sociopolítica e 108 cursos profissionalizantes.

O Governador Paulo Câmara agradeceu a participação das mulheres no evento e afirmou que o projeto está entre as suas prioridades. “Vamos trabalhar para fortalecer essa iniciativa, investindo em parcerias com as prefeituras e associações em prol dos que mais necessitam”, destacou.

“Vamos mostrar que somos protagonistas de nossas histórias e que vamos ajudar o Governo a superar essa de crise”, ressaltou a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro.

O Chapéu de Palha é uma ação conjunta de várias secretarias estaduais, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão. Como parte dessa ação, a Secretaria da Mulher vem realizando o Chapéu de Palha Mulher, iniciado com as trabalhadoras da cana (2007), e ampliado para as trabalhadoras rurais da fruticultura irrigada (2009) e da pesca artesanal (2012), a partir de demanda das próprias mulheres.

O projeto da Fruticultura também envolveu 316 profissionais da região, que integram a rede de educadoras, instrutoras e recreadoras treinadas pela SecMulher-PE para atuar como agentes de políticas públicas, através de metodologias voltadas para atender às especificidades das mulheres da região e de seus filhos e dependentes legais, menores de sete anos. Só este ano, o número chegou a 1.580 crianças, que, além das atividades lúdicas, receberam noções de gênero.

CONTINUIDADE – O programa Chapéu de Palha Mulher, premiado pela ONU, em 2012, é fruto do tradicional Chapéu de Palha, que foi criado na segunda gestão do governador Miguel Arraes, nos anos 80, e reeditado no começo da primeira gestão de Eduardo Campos, em 2007. O governador Paulo Câmara deu continuidade à iniciativa, que contribui para a sustentabilidade de muitas famílias.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários