Os nove candidatos aprovados na segunda etapa do processo eleitoral de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Sertânia estão participando, nesta quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores, de uma capacitação sobre o exercício da função de conselheiro tutelar.
Estão sendo discutidos temas como o papel do Conselho Tutelar na defesa e na efetividade dos direitos e das garantias da criança e do adolescente, o papel do CRAS na efetivação de direitos de crianças e adolescentes e o atendimento psicossocial e o papel do CREAS Regional no serviço de proteção e atendimento especializado às famílias e indivíduos.
No final da capacitação, previsto para esta sexta-feira (17), às 16h, além de informações sobre o processo eleitoral, haverá o sorteio dos números dos candidatos. Para continuar na disputa, os candidatos terão que ter 75% de frequência durante o curso e, caso não cumpram, serão eliminados do processo.
A eleição será no dia 4 de outubro, das 8h às 17h, e a posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. Os conselheiros tutelares exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais e o valor do vencimento é de um salário mínimo.
É exigido do candidato vários requisitos, entre eles, idoneidade moral, comprovada através de certidões de antecedentes criminais, expedidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal; Escolaridade de ensino médio completo e comprovar experiência de atuação em atividades ligadas à promoção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente.