Home » Sem categoria » SALGUEIRO DÁ MAIS UM PASSO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA

SALGUEIRO DÁ MAIS UM PASSO PARA A INSTALAÇÃO DE UMA FACULDADE DE MEDICINA

SALGUO secretário municipal de Saúde, Emanoel Leite, participou de reunião, no Ministério da Educação, em Brasília, nessa terça-feira (2), para programar a visita a Salgueiro, de uma equipe técnica dos Ministérios da Saúde e Educação, em mais uma etapa do processo de instalação de uma faculdade de medicina, no município.

Receberam Emanoel, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Wendel Abramo; a diretora de Regulação da Educação Superior, Maria Rosa Guimarães; e o diretor substituto do Departamento de Gestão na Educação em Saúde, Felipe Cavalcanti.

De acordo com Emanoel, os técnicos vêm conferir de perto se o município atende às exigências para a chegada do curso que pretende oferecer, inicialmente, cinquenta vagas. Ainda sem data determinada, a previsão é que a vistoria aconteça no final de junho e início de julho, de acordo com a disponibilidade de dois técnicos que farão o mesmo trabalho em outras 22 cidades.

É importante salientar que esses 22 municípios não concorrem entre si. A seleção dependerá do atendimento às exigências do edital, entre elas, a quantidade de leitos, a presença e a qualidade de funcionamento do Caps, dos hospitais, das unidades básicas de saúde, além dos demais serviços de média e alta complexidade.

De acordo com Emanoel, um dos pontos positivos para a concessão, é a participação de Salgueiro em um consórcio intermunicipal. Ele explica que, com o funcionamento da faculdade, o Hospital Regional Inácio de Sá será transformado em um hospital de ensino, que garantirá um programa de residência médica, à toda a região, em especialidades prioritárias de medicina da família, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e pediatria.

“A faculdade de medicina é garantia de melhoria para os serviços de saúde como um todo. O município de Salgueiro já foi pré-selecionado porque foi identificado com a estrutura necessária. A expectativa é que o município será selecionado porque atendemos a todos os itens exigidos no edital”, informou.

O secretário de Saúde esclareceu que, na terceira etapa do processo, em agosto, os Ministérios da Saúde e da Educação irão selecionar as instituições privadas para ofertar o curso e que o governo disponibilizará bolsas pelo Pró-uni e financiamentos estudantis.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários