O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) participou hoje (11), em Munique (Alemanha), do seminário “Investimentos no Brasil – Painéis Fotovoltaicos” (Invest in Brazil – Photovoltaics, em inglês), promovido pela Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O encontro ocorreu no terceiro dia da “Conferência Intersolar Europe 2015”. Como resultado do seminário, o diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia, confirmou que estará em Brasília, no início do próximo mês de julho, para reunião de trabalho com Fernando Bezerra, que preside a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional.
A Absolar é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico, com operações no Brasil. Além de Fernando Bezerra Coelho e Rodrigo Sauaia, participaram do seminário promovido pela Apex o senador Walter Pinheiro (PT-BA) e o secretário-executivo de Energia do Estado de Pernambuco, Eduardo Azevedo. “Com este encontro, a Apex mostrou à comunidade internacional – e, principalmente, a investidores de diferentes países – o potencial econômico do programa brasileiro de energia solar”, destaca Fernando Bezerra.
O senador retorna ao Brasil nesta sexta-feira (12). Durante a missão à Alemanha, Fernando Bezerra Coelho cumpriu uma série de agendas institucionais na capital Berlim e em Munique. A agenda de compromissos do senador começou na última sexta-feira (5). Em Berlim, Fernando Bezerra encontrou-se com a professora Gesine Schawn, membro do Partido Social-Democrata Alemão (SPD) e presidente da Escola de Governo Humboldt Viadrina. Neste mesmo dia, Fernando Bezerra Coelho almoçou com a embaixadora do Brasil em Berlim, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Na última segunda-feira (8), ainda na capital alemã, o senador reuniu-se com a deputada Barbel Hohn, do Partido Verde alemão. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Alemanha do Bundestag, Hohn antecipou ao senador que visitará o Brasil, no próximo ano, com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países nas áreas ambiental e de energias renováveis; principalmente, solar, eólica e de biomassa.
Na terça-feira (9), em Munique, Fernando Bezerra visitou condomínios localizados no Parque Solar Strasskirchen. Durante vista ao Parque – que armazena 54Mwatts de energia solar e foi instalado na cidade de Strasskirchen pela empresa alemã Krinner, uma das líderes mundiais deste segmento – o senador foi informado que cada família residente no Parque Strasskirchen consegue economizar, por ano, cerca de 500 euros por utilizarem este tipo de energia.
Ontem (10), Fernando Bezerra conheceu, durante o segundo dia da Conferência Intersolar Europe, a experiência dos Estados Unidos da América (EUA) na produção de energia solar, que animou o senador a incentivar, ainda mais, a geração deste tipo de energia no nordeste brasileiro.
“Estou convencido de que é preciso apoiarmos a produção de energia solar na Região Nordeste, onde há mais horas de exposição do sol por ano, em todo o país”, defende. “Além disso, ao estimularmos mais a geração deste tipo de energia, poderemos liberar a água do Rio São Francisco – ainda muito utilizada na produção de energia elétrica – para usos múltiplos, como na agricultura e no abastecimento à nossa população nordestina”, complementa o senador.