O secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, João Lúcio, representou Sertânia na audiência pública realizada nesta terça-feira (6), em Salgueiro, pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. No evento, foram discutidas as composições do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, instâncias de participação já instituídas pelas leis estaduais 15.429/2014 e 15.430/2014, respectivamente.
“Na audiência defendemos, entre tantas outras propostas, a criação de mecanismos para formar novos artistas tomando como exemplo as escolas de artes de Sertânia”, disse o secretário João Lúcio.
Entre outras atribuições, cabe ao Conselho Estadual de Política Cultural propor princípios, normas, diretrizes e linhas de ação da política pública, além de aprovar os planos estadual, regionais e setoriais de cultura. Já o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural terá uma missão mais especializada, focando em deliberações sobre tombamentos e aprovação dos planos de proteção, restauração e intervenção de bens culturais, tanto materiais como imateriais.
Convite – Durante o evento, Joquinha Gonzaga, sobrinho e herdeiro cultural de Luiz Gonzaga (Rei do Baião), sabendo da repercussão da participação da Escola de Sanfona no Festival Viva Dominguinhos, em Garanhuns, procurou o secretário João Lúcio para convidar o grupo para participar da festa em homenagem a Luiz Gonzaga, que acontece no mês de agosto, na cidade de Exu.