B-boys de Salgueiro, Serra Talhada, Parnamirim, São José do Belmonte, Ouricuri, Araripina e Recife participaram do 1º Salgueiro Break, promovido pela Prefeitura de Salgueiro, através da Coordenadoria de Juventude, em parceria com o grupo Black Soul Crew , neste sábado (9), na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU.
De acordo com o coordenador da Juventude, Ricardo Oliveira, logo que assumiu a Coordenadoria, a dança de rua foi identificada como forte expressão cultural, em Salgueiro, e uma significativa quantidade de jovens. “Nosso objetivo é promover a cultura do break e fortalecer o movimento dos meninos”.
Entre os organizadores, Demetrius Ferreira Gomes (18) adotou um novo nome depois que começou a praticar a dança: Paco Flex. Os codinomes são uma prática comum entre os b-boys. Ele explicou que a modalidade de competição no Salgueiro Break foi a free style. Os participantes improvisam os passos, livremente, na hora da apresentação. “A rivalidade fica só no encerado [gíria para chão]. Fora dele somos todos unidos”, justificou.
Paco Flex explicou, ainda, que o campeonato contou com 16 b-boys. “A gente batalhou muito para conseguir esse campeonato. Todo mundo fala que o break ocupa os espaços vazios dentro da gente. Quando a gente dança, parece que está em outro universo e descarrega o estresse e a agressividade”.
O primeiro lugar foi para Mizael, de Araripina; o segundo para Focus, de Ouricuri; e o terceiro para Kiler, de Serra Talhada. Todos os inscritos receberam certificados. Os três vencedores ganharam troféus e os dois primeiros colocados, premiação em dinheiro.