Home » Sem categoria » MARACATUS DE BAQUE SOLTO E CAVALO MARINHO SÃO RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL

MARACATUS DE BAQUE SOLTO E CAVALO MARINHO SÃO RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIOS CULTURAIS DO BRASIL

14337540O governador Paulo Câmara participa, neste domingo (24), em Nazaré da Mata, da entrega dos diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. A cerimônia acontece às 18h, no Engenho do Cumbe, durante o 5º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte, uma ação do programa Pernambuco Nação Cultural. As expressões foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2014, após um longo processo de pesquisa iniciado pelo Estado em 2007.

A partir do desenvolvimento dos inventários para registro de bens culturais de natureza imaterial de Pernambuco, tornou-se possível conhecer e diagnosticar as condições de existência de grupos e mestres dessas manifestações. Ainda devido à realização dessa pesquisa pelo Estado, foi possível obter a aprovação dos detentores dos bens culturais para os pedidos de abertura dos processos de registro no Iphan. Os primeiros inventários foram entregues pelo ex-governador Eduardo Campos em 2013.

Antes de participar da cerimônia em Nazaré da Mata, o governador prestigia, às 15h30, o 24º Festival do Jerico da Vila Murupé, em Vicência, na Mata Norte. Além da tradicional corrida de jericos, que acontece na área central do município, o evento contará com gincanas populares e apresentações culturais.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments