A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, ontem (29/05), no antigo Espaço Cultural a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema “Política e Plano dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos das Crianças e Adolescentes”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rosimere Cordeiro, abriu a conferência agradecendo a participação dos presentes. Ela enfatizou a importância da conferência e a participação da sociedade na promoção dos direitos de crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas empenhadas em buscar uma melhor qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes”, comentou.
Segundo a secretária municipal de Ação Social, Cláudia Patriota, a luta pelos direitos da criança e do adolescente deve ser diária. Ainda segundo ela, o objetivo principal da conferência foi discutir e deliberar a política municipal dos direitos da criança e do adolescente para os próximos dez anos. “Queremos parabenizar a todos que estiveram envolvidos em mais essa conferência e fazer um agradecimento especial ao prefeito Arquimedes Machado que sempre tem dado apoio aos conselhos municipais para que possam continuar trazendo benefícios para nossa população”, frisou.
Após os discursos, houve apresentação do grupo de danças da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho. Em seguida, a diretora de Ação Social, Jarleide Lopes, fez a leitura do Regimento Interno e a articuladora do Selo Unicef, Betânia Viana, proferiu a palestra abordando o tema da conferência. Por último, foram apresentadas e aprovadas as propostas elaboradas pelos grupos temáticos e eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual.
A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ainda contou com a participação do vereador Ailson Alves, das secretárias de Educação e Cultura, Edna Rangel e Luciana Paulino, respectivamente, de conselheiros tutelares, de coordenadores de programas sociais e de servidores municipais, além de representantes da sociedade.(Assessoria de Comunicação)