A abertura da XXVI Semana Estudantil e de Artes, que faz parte das comemorações dos 142 de Sertânia, levou ao palco da unidade móvel de artes cênicas do Sesc, nesta quarta-feira (20), na Praça de Eventos, dança, teatro, música literatura e cantoria.
A programação começou cedo, às 16h, com a Escola de Danças Folclóricas Professora Elisabete Freire. Em seguida, foi realizada a palestra Poesia de Repente, com Rogério Menezes e Diomedes Mariano. O Grupo de Teatro de Retalhos, de Arcoverde, apresentou a peça Revolta no País dos Retalhos e a música ficou por conta do grupo Cantigas do Sertão para Voar.
O Festival de Cantadores, um dos momentos mais esperados da Semana Estudantil e de Artes,teve a participação de nomes como Rogério Menezes, Raimundo Caetano, Diomedes Mariano, Sebastião Dias e Valdir Teles, que mostraram o melhor do repente nordestino. A apresentação do festival foi de Hiponax Vila Nova, que justificou a ausência do pai, Ivanildo Vila Nova, que não pode comparecer ao evento por conta da gravação de um novo DVD, no Recife. Todos os cantadores receberam um troféu de participação.
“O grande público presente ao evento mostra a importância da Semana Estudantil e de Artes e a força que tem a cultura popular. A programação está sendo muito elogiada e estamos satisfeitos”, disse o prefeito de Sertânia Guga Lins.
A XXVI Semana Estudantil e de Artes, que segue até está sexta-feira (22), com música, dança, literatura, teatro, poesia, é realizada pela Prefeitura de Sertânia e Associação Cultural de Sertânia (Acordes), com o apoio do Sesc Pernambuco e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura/Fundarpe. (ASCOM)