O cantor e compositor sertaniense César Amaral encerrou, nesta sexta-feira (22), a XXVI Semana Estudantil e de Artes, que faz parte das comemorações dos 142 de Sertânia. O evento, que teve início na quarta-feira (20), levou ao palco da unidade móvel de artes cênicas do Sesc, música, dança, literatura, teatro, poesia e repente.
A Semana, realizada pela Prefeitura de Sertânia e Associação Cultural de Sertânia (Acordes), com o apoio do Sesc Pernambuco e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura/Fundarpe, recebeu um grande público que ocupou a Praça de Eventos reafirmando a força da cultura popular em Sertânia.
Um dos grandes momentos da XXVI Semana Estudantil e de Artes foi o Festival de Cantadores, que fez uma homenagem ao poeta João Paraíbano, com a participação de nomes como Rogério Menezes, Raimundo Caetano, Diomedes Mariano, Hiponax Vila Nova, Sebastião Dias e Valdir Teles mostraram o melhor do repente nordestino.
Passaram, ainda, pelo palco do Sesc, uma estrutura com palco de 7m x 7,10m, camarim climatizado, 10 mil watts de som e 25 mil watts de luz, o Teatro de Retalhos (Arcoverde), a Escola de Sanfonas de Sertânia, a Banda “Chave de Teste” (Sertânia), a Escola de Danças Folclóricas Professora Elisabete Freire (Sertânia), Cantigas do Sertão para Voar (Sertânia), Escola de Violão de Sertânia, Prof. Giba e Banda (Sertânia), Zé Luís e Banda Candeeiro Encantado (Monteiro), Vates e Violas (Prata), Flor de Muçambê, além da Palestra A Literatura é Massa, com Sidney Nicéias, e a culminância do Projeto Saberes Sertanienses (Lieteratura e fotografia) desenvolvido nas escolas municipais.