A prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, está trabalhando para colocar um fim nas escolas multisseriadas, onde um só professor trabalha com várias séries em uma mesma turma com alunos de diferentes aprendizagens e idades, o que não permite sequer cumprir com o currículo mínimo exigido e não garante um ensino de qualidade.
O Plano Municipal de Educação de Sertânia elaborado em 2009 já determina a nucleação das escolas com classes multisseriadas, problema apontado e discutido também durante o Fórum Municipal de Educação, que teve a participação de lideranças políticas e representantes do Poder Público, além da sociedade civil. No município, 39 escolas já foram nucleadas, 14 na atual gestão.
“A nucleação das escolas multisseriadas em Sertânia teve início em 2003. Estamos avançando nesse processo para garantir um aprendizado melhor para os nossos alunos. Esse processo é antecedido por uma grande discussão com toda a comunidade escolar (gestora da escola, técnicas da secretária, alunos, pais de alunos, professores, auxiliares de limpeza e merendeiras)”, disse a secretária de Educação, Marisa Valéria (foto).
Exemplo – A Escola Municipal Constantino José da Silva, localizada no Sítio Salgadinho, está entre as unidades de ensino já nucleadas. Os alunos e funcionários foram encaminhados para a Escola Municipal Coronel Ernani Gomes Araújo, em Rio da Barra e para a Escola Municipal Givaldo Cavalcanti, em Valdemar Siqueira. O Prédio onde funcionava a escola será doado, por meio de contrato de comodato, para a Associação dos Agricultores dos Sítios de Salgadinho, Frade e Viana, para a entidade poder desenvolver suas atividades.