A Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, na Agrovila 8, em Ibimirim, realizou na terça-feira (31/03) , a despesca de um dos tanques de tilápia cultivada em água de rejeito de dessanilizador. A expectativa é que a renda gerada, por meio da venda do pescado, seja revertida para a manutenção do sistema de dessanilização e custeio dos próximos cultivos e beneficios dos agricultores envolvidos na produção.O programa Água Doce vem beneficiando, desde 2003, muitas famílias em todo o Semiárido brasileiro. Com a ampliação das ações, em 2015, serão investidos mais de R$ 36 milhões em Pernambuco, na aquisição de 170 dessanilizadores. Desse total, 20 serão para Unidades Demonstrativas de Produção Integrada: tilápia, erva sal, caprinos e ovinos.
Segundo o engenheiro de Pesca do IPA, Gilvan Lira, essa tecnologia de aproveitamento dos poços de água salobra para produção de pescados e/ou camarão marinho, se apresenta como uma excelente alternativa para garantir a segurança alimentar e gerar renda para as famílias que convivem com a seca. Ele informa que o IPA vem trabalhando para que essa prática esteja bem difundida, nos próximos anos, entre os produtores rurais, a ponto de melhorar a vida dos sertanejos, principalmente, nos períodos de estiagem prolongada.
A Unidade conta com Assistência Técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), coordenação estadual da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), além das parcerias da Prefeitura Municipal Ibimirim, Secretaria de Recursos Hídricos, DNOCS, Embrapa, UFRPE e Ministério do Meio Ambiente e Coordenação Nacional do Programa,