Produtores e gestores culturais de Salgueiro participaram de formação promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Salgueiro/Secretaria de Cultura e Esportes, nestes dias 11 e 12 de março, na Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central – Fachusc, para a elaboração de projetos voltados para o Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura 2014/2015.
De acordo com o facilitador, Alberto Rio, a meta da Fundarpe é reduzir para zero o índice de exclusão de projetos na primeira etapa, de habilitação, por meio da qual é analisada a documentação exigida pelo edital. “O Sertão-Central foi a única região que aumentou o índice de exclusão de projetos na primeira etapa. De 2012 para 2013 houve um aumento de 1,7% para 2,2%”, explicou Rio.
Ele falou, ainda, que o governo estadual trabalha no sentido de promover o escoamento de projetos, cada vez mais, para que não se restrinjam à Região Metropolitana do Recife – RMR.
Um dos diretores da empresa Mídia Digital, de produção musical, audiovisual e cinematográfica, Kayo Vinícius Narcízio, participou da capacitação e acredita que a região tem potencial para trabalhar diversas linguagens. “Essa é uma oportunidade de esclarecimento sobre como você poderia colocar suas ideias para frente. Não só como fazer um projeto, mas como trabalhar o lado profissional de cada um”.
Outra participante foi a dirigente da Cia Soul Dance, Suzana Micaele Vieira. Para ela, é necessário conquistar autonomia na captação de recursos. “A gente sabe da abertura do edital, tem o produto, mas não sabe como fazer para arrecadar recursos”. Para Suzana, a partir da capacitação, o grupo vai se sentir mais seguro para concorrer aos editais sempre que eles estiverem abertos.
Na edição 2012/2013, em Salgueiro, foram aprovados dois projetos nas áreas de cultura popular e dança; no edital 2013/2014, mais três nas linguagens de artesanato, gastronomia e literatura e um na área de audiovisual.
O edital 2014/2015 irá disponibilizar incentivo total de R$ 22 milhões para todo o estado, incentivando a produção, difusão, pesquisa e formação nas linguagens artísticas e áreas culturais de artesanato; artes plásticas e gráficas; circo; cultura popular; dança; design e moda; fotografia; gastronomia; literatura; música; ópera; patrimônio, teatro e artes integradas.
Para concorrer, o proponente do projeto deve ter o Cadastro de Produtor Cultural – CPC. O prazo final para efetuar ou atualizar o cadastro no setor de atendimento do Funcultura, na sede da Fundarpe ou via Correios, para participar do edital 2014/2015, encerrou no dia 11 de fevereiro.
Para quem está com o CPC em dia, as inscrições de projetos vão até o dia 23 de março.