Home » Sem categoria » ESPAÇO DO INTERNAUTA

ESPAÇO DO INTERNAUTA

Oposição não é contestação

Montesquieu, filósofo e político francês, famoso pela sua teoria da separação dos poderes, afirmava que todo aquele que dispõe de poder tem a tendência natural de abusar e ultrapassar os limites de autoridade quando contaminado pela ganância e vaidade. Daí a importância da “Oposição” que não é apenas o “conjunto dos partidos políticos que não concordam com o governo”. Oposição pode ser entendida como uma ação cidadã, exercida com equilíbrio, consistência, inteligência e muita responsabilidade. Podem ser pessoas, entidades ou parlamentares que fiscalizam as ações dos governos, denunciam os malfeitores e convocam a sociedade para debater ideias e projetos úteis para as comunidades.

A Presidenta Dilma, três dias após sua posse, disse que jamais reduziria os programas sociais do Governo Federal. Porém, houve mudanças e perdas para os trabalhadores. Mexeram no PIS integral, seguro desemprego, pensão por morte, auxílio doença e até a “coitada” da aposentadoria teve seus cálculos modificados. E a voz da oposição continua quase que impercebível.

No Estado de Pernambuco as estradas continuam esburacadas e as que são restauradas com pouco tempo mostram sinais de ineficiência dos serviços, provando que as cláusulas dos misteriosos contratos não são respeitadas. Os Hospitais Públicos são verdadeiros “currais” de humanos com carência de cômodos, falta de materiais de expediente bem como enorme deficiência de aparelhos e máquinas indispensáveis aos trabalhos hospitalares; recebemos um atendimento de péssima qualidade e o pior, além dos poucos médicos, ainda existem alguns que não cumprem o juramento de Hipócrates frente aos indefesos pacientes. Quem diria! Aqui na terra do valente Frei Caneca, é de não acreditar, parece que esses assuntos já fazem parte do cotidiano das pessoas e que “tudo isso é perfeitamente normal”.

Em Afogados da Ingazeira, o “novo” Presídio Municipal construído com dinheiro do contribuinte virou um “monte de entulho”; o Saneamento Global ainda continua em fase de execução e até o momento a população não sabe o real objetivo dessa grandiosa obra orçada em milhões de reais. O comportamento das oposições nessa próspera cidade do sertão do pajeú, infelizmente, acompanha o mesmo estilo das esferas superiores.

Segundo um renomado professor de política a contestação, muitas vezes, se disfarça sob a roupagem da oposição. Uma, a contestação quando infundada tem de ser reprimida; a outra, a oposição, é inerente a seu espírito cívico e tem de ser protegida para a própria sobrevivência da Democracia.

Então, para que as pedras não clamem façamos nossa parte mesmo que em minúsculos espaços oferecidos por uma pequena fatia da imprensa imparcial e descomprometida com o poder.

Carlos Moura Gomes – Afogados da Ingazeira/PE


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários