Home » Sem categoria » CONGRESSO REÚNE MUNICÍPIOS PARA DISCUTIR TEMAS DA GESTÃO PÚBLICA

CONGRESSO REÚNE MUNICÍPIOS PARA DISCUTIR TEMAS DA GESTÃO PÚBLICA

MARCONos dias 23 e 24, o prefeito Marcones Libório de Sá participou do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, em Olinda, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, com o tema ‘Governança municipal: novos tempos, novos rumos’.

O encontro, além de trazer temas atuais, teve como proposta aproximar os entes governamentais, trazendo, além dos municípios, a esfera estadual e federal.

Trânsito, educação e assistência social foram alguns dos assuntos discutidos.

Libório acredita que o Congresso contribuiu com questões fundamentais à gestão pública. “A administração pública é extremamente gerencial. Não há mais espaço para administração amadora. Você, hoje, tem que ser técnico em diversos assuntos e áreas”.

O pacto federativo foi uma das problemáticas mais presentes nas mesas de debates. A União, que concentra 65% da arrecadação, vem transferindo, cada vez mais, responsabilidades para os municípios, entre elas, a educação e o trânsito. “O trânsito, no Brasil, hoje, é caótico e, também, foi repassado para os municípios, que devem fazer bem feito e com pouco dinheiro”, explicou.

O prefeito de Salgueiro mediou o debate sobre a gestão do trânsito, trazendo a constatação de que o processo está lento. “De 184 municípios de Pernambuco, apenas, trinta, estão na caminhada e, praticamente, dez [entre eles, Salgueiro] estão com um controle mais efetivo. Isso representa um qualitativo pequeno”.

Para ele, a quantidade de acidentes de trânsito é um grande problema. “O trânsito brasileiro mata mais do que muitas doenças. É uma vergonha que tenhamos a dengue, mas o trânsito mata mais que a dengue. É uma vergonha que tenhamos tuberculose e AIDS, mas o trânsito mata muito mais. O ano passado, o País perdeu mais de 61 mil pessoas no trânsito. Na nossa cidade, os mais graves são os acidentes de moto, em sua maioria de pessoas jovens e do sexo masculino”.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários