“Arcoverde é a capital da organização dos catadores de recicláveis”, declarou o coordenador do Recicla PE, Bertrand Sampaio, em discurso durante a inauguração do Galpão de Triagem, localizado no Conjunto Novo Arcoverde, nessa quinta-feira (12).
De acordo com Sampaio, a cidade já realizou três congressos de catadores e abriu a primeira cooperativa. “Aqui, estamos a frente nas ações. Aqui, existe um compromisso histórico, afinal tem uma prefeita, que desde o início, está envolvida e engajada com causa, desde a época que era secretária de Assistência Social”, esclareceu.
O evento foi embalado por muita emoção tanto dos catadores, quanto das pessoas envolvidas no projeto. “Esse é um sonho que vira realidade. Hoje temos maquinário, caminhão baú e uma condição de trabalho”, ressaltou o presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Arcoverde, Cícero Ferreira.
O Recicla PE é coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep, por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos. “Precisávamos ofertar mais dignidade de trabalho para esses catadores. E isso só foi possível graças as parcerias. Agradeço ao Itep, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas, a Petroquímica Suape-PQS e, principalmente, a Associação de Catadores, que nunca desistiram”, falou a prefeita Madalena Britto, que há 17 anos lidera essa luta.
O Galpão também abrigará o Museu do Lixo, com o intuito de abrir ao público e mostrar o que e o quanto se produz de resíduos. “Precisamos arregaçar as mangas e ir mais longe ainda. Aumentar número de catadores, ampliar a coleta seletiva do nosso município e atingir 100% da população”, finalizou a prefeita. ( Fotos: David Mayer- Ascom PMA)