Home » Sem categoria » ARCOVERDE AMPLIA ATENDIMENTO A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

ARCOVERDE AMPLIA ATENDIMENTO A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

AR

A secretaria de Educação de Arcoverde pautada pela necessidade da inclusão de crianças e adolescentes com deficiências iniciou, desde 2013, o ingresso de estudantes na rede municipal.
Tudo começou timidamente, com apenas um aluno e de lá pra cá a procura só tem aumentado. Desde o início do ano letivo, a rede de ensino do município está oferecendo o atendimento especializado a 35 estudantes com deficiências psicomotoras, neurológicas e outras paralisias. Todos estes com os laudos previamente apresentados.

São 27 professores para atender a este público, que estão distribuídos em 13 escolas municipais – entre estas escolas, três estão situadas na zona rural.

Existem depoimentos de mães satisfeitas com os avanços dos filhos, que depois da inserção na escola conseguem interagir com os colegas e desempenhar melhor as atividades diárias.

“É preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. O ritmo de cada um é individual, seja de uma criança com deficiência ou não.”, esclarece o secretário de Educação de Arcoverde, Kerlley Lafayete. Ele acredita que a excelência do atendimento gerou toda a repercussão para o crescimento na procura do serviço.

“A educação inclusiva é uma meta do nosso governo, mesmo com a limitação do número profissionais especializados, temos realizado um esforço para atender a demanda.”, declara a prefeita Madalena Britto.

Transporte – O projeto de inclusão se estende e ainda realiza, através de convênio com a Gerencia Regional de Educação-GRE, o transporte escolar de estudantes com deficiencia.
Um micro-ônibus com acesso para cadeirante é cedido pelo estado e o município fornece dois cuidadores e dois motoristas para atender a demanda das escolas públicas. A parceria foi firmada no ano passado e garante o translado seguro dos alunos durante o período da manhã e da tarde.

“Poder oferecer um pouco mais de dignidade a essas crianças e adolescentes é o mínimo que podemos fazer. Sabemos que todos são diferentes entre si, independente da raça, da condição social ou da deficiência que possui, mas são iguais em um aspecto: precisam aprender.”, finaliza a prefeita Madalena Britto, que tem na educação o carro da gestão. (Foto: Israel Leão – Ascom PMA)


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários