Neste dia 25, data em que mensalmente é comemorado o Dia Laranja – Dia Mundial Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o município de Salgueiro levou uma representação para o Seminário Internacional de Compartilhamento de Práticas e Conhecimentos, em Brasília, ação do projeto Municípios Seguros e Livres da Violência Contra as Mulheres, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM.
Participaram da programação, o prefeito Marcones Libório de Sá, acompanhado da coordenadora da mulher, Maria Vilani Campos Ferreira, da vereadora Raimunda bairros, da agente de saúde Eliane Alves Guerra e da integrante do Conselho da Mulher de Salgueiro, Renata Bezerra.
Especialistas do Brasil, Chile, Argentina e Canadá mostraram experiências e metodologias para o trabalho de combate à violência de gênero.
No Brasil, apenas três grupos, somando um total de quinze municípios, foram selecionados para integrar as atividades – um no Rio Grande do Norte, outro no Ceará e outro em Pernambuco, formado por Salgueiro, Serra Talhada, Carnaíba, Tabira e Calumbi.
Salgueiro integra o projeto por ter um histórico significativo no desenvolvimento de políticas de gênero, uma das prerrogativas básicas para ser contemplado com a iniciativa.
Para Libório, a proposta do Seminário é muito forte e inovadora. Ele explicou que os municípios selecionados receberam a importante tarefa de planejar uma proposta nacional para ser defendida em parceria com a CNM. “Daqui já saiu um manifesto conclamando todo o Brasil para essa grande luta. Para combatermos essa grande vergonha que é a violência contra a mulher, que perpassa todas as outras violências”, disse.
Políticas da Mulher – O desenvolvimento de políticas de gênero foi prerrogativa para a participação de Salgueiro no projeto Municípios Seguros e Livres da Violência Contra as Mulheres, entre elas, ações transversais dentro da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a casa de acolhimento para as vítimas de violência e as quase duas mil casas de programas habitacionais em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Programa Minha Casa, Minha Vida e Operações Coletivas, iniciativas que contemplam as mulheres como beneficiárias diretas.
O Conselho da Mulher e a Coordenadoria da Mulher foram, ainda, dois pontos representativos do avanço do município registrados no questionário. Para o prefeito, a valorização dos bairros distantes do centro é um fator que incide diretamente na criação de uma cultura de paz e, consequentemente, numa maior segurança para o público feminino. “Fazemos muitas obras na periferia: pavimentação, iluminação, coleta de lixo, espaços culturais e de lazer. Hoje, sou extremamente defensor da pavimentação como melhoria da vida do povo. Já calçamos mais de 110 ruas”, explicou.
Dentre alguns dos projetos que refletem no fortalecimento e autonomia das mulheres, Salgueiro conta com o PE no Batente, na área de moda; a oficina anual de confecção de adereços carnavalescos, que potencializa as artesãs locais, qualificando-as e gerando renda, no período carnavalesco e o Anjo Lilás, de enfrentamento das situações de violência e abandono.