O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, se reuniu na manhã desta quarta-feira (18) com o Papa Francisco, em uma audiência privada no Vaticano. De acordo com a assessoria do STF, ao longo dos cerca de 20 minutos do encontro, os dois trocaram impressões sobre o papel do Judiciário na promoção da justiça e da paz social, na garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana e na realização de objetivos de desenvolvimento sustentável.
O convite para a reunião foi feita a Lewandowski pelo Vaticano. O ministro está na Itália desde a última quinta (12) para encontros com autoridades do Judiciário italiano. Nesta quinta (19), ele se reunirá com o presidente da Corte Suprema de Cassação da Itália, que equivale ao STF brasileiro.
Ainda conforme a assessoria do Supremo, o papa e Lewandowski também trataram, na audiência, que ocorreu por volta de 9h no horário da Itália (6h no horário de Brasília), sobre a conjuntura do Brasil e da região sul-americana. Na conversa, o pontífice destacou a “necessidade se garantir a progressiva melhoria das condições de vida nos países da América Latina, sobretudo para os grupos sociais mais frágeis e desassistidos.”
O papa, de acordo com a assessoria do Supremo, destacou ainda a necessidade de se conciliar o desenvolvimento social com a proteção ao meio ambiente. Além da reunião com o pontífice, o presidente do STF se reuniu nesta quarta com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, com quem falou sobre a “importância da garantia ao pluralismo”, num momento em que a “radicalização social, política e religiosa” aflige a comunidade internacional.
Segundo o Vaticano, a reunião foi realizada nos moldes das reservadas a chefes de Estado.
Rainha da Inglaterra
O presidente do STF embarca nesta sexta (19) para o Reino Unido. A primeira agenda pública, na próxima segunda (23), será um encontro com parlamentares brasileiros e britânicos, seguido por uma audiência com a rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.
Na terça (24), segundo a assessoria do Supremo, Lewandowski almoça com o presidente da Suprema Corte britânica, Lord Neuberger. No mesmo dia, ele fará uma palestra no fórum Global Law Summit, promovido pelo secretário de Estado de Justiça do Reino Unido. De noite, o presidente do STF terá um jantar com o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.