A partir do mês de maio, Arcoverde vai poder contar com um Ponto de Atendimento do Sistema de Cooperativa do Brasil – Sicoob. A luta por esta cooperativa financeira reuniu a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, a ACA e o CDL. A princípio, a ideia era criar uma cooperativa na cidade, mas as instituições encontraram empecilhos junto ao Banco Central. Depois de muitas discussões, reuniões e viagens, chegaram à conclusão de que a melhor saída seria instalar uma filial da Sicob Pajeu e Agreste em Arcoverde.
A decisão agradou a prefeita Madalena Britto, que encampou a ideia da ACA e CDL, duas entidades que vem trabalhando tanto para o engrandecimento e o fortalecimento do comércio local. O projeto ficou a cargo do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Wellington Araújo.
Nesta segunda-feira (23), ele se reuniu com a diretora operacional e financeira do Sicoob Pajeú e Agreste, Maria Agnalda Bezerra Feitosa e com a gerente do Ponto de Atendimento (PA) Sicoob, Antonielle Perazzo de Lima. Elas explicaram que o Sicoob é uma entidade sem fins lucrativos, que visa o retorno do lucro para o associado. “É uma cooperativa de crédito aberta a qualquer pessoa física e/ou jurídica. Quando inaugurarmos o PA em Arcoverde, este será o 13º no estado. Todos os outros estão instalados no Sertão e no Agreste”, informou Maria Agnalda.
Quando o PA do Sicoob em Arcoverde estiver funcionando, ele será gerenciado por Antonielle Perazzo de Lima. Ela contou que “todos os recursos movimentados pela cooperativa são do associado e voltados para a região. A cota mínima para alguém se associar é de R$ 20,00 que serão pagos somente uma vez. Na medida em que o associado tiver mais necessidades, a cota pode ser aumentada. O sistema tem dado tão certo, que em Pernambuco já são 21 mil cotistas”.
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo de todo o Brasil com mais de 2,9 milhões de associados. Conta com 2,2 mil pontos de atendimento distribuídos nos 25 estados e no Distrito Federal. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, acesso aos meios eletrônicos de pagamento, dentre outros. Apesar de ter todos os produtos e serviços bancários, o Sicoob não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.(FOTO: SECOM)