Os artesãos da oficina de confecção de adereços carnavalescos, promovida pela Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, receberam os certificados, nesse dia 12 de fevereiro, na sede do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas.
O curso, que acontece em sua 2ª edição e teve como finalidade incentivar a formação profissional, incrementar a renda familiar e, ainda, fortalecer o artesanato local, começou em 20 de janeiro e teve como resultado uma coleção especial de Carnaval inspirada na alegria do folião salgueirense e, claro, em Mestre Jaime e sua bicharada.
Durante a formação, ministrada pelo artista plástico Wemerson Diaz, os participantes aprenderam ou aprimoraram técnicas para a criação de formas esculturais e de estruturas com materiais diversos, combinação de cores, padronagem de elementos e utilização de releituras. “Me sinto muito honrado em estar aqui com vocês. É incrível, para mim, vê-los crescendo e empregando o que aprenderam na sua profissão”, compartilhou Wemerson.
Uma das alunas, a artesã Marlúcia Leal agradeceu a experiência. “Adquiri mais conhecimento. Agradeço a todos os colegas”, disse emocionada.
Para o prefeito Marcones Libório de Sá, acompanhado da esposa Valdívia Sá e da filha, Vanessa Sá Freitas, o coração de Pernambuco se transforma no Carnaval que, em Salgueiro, tem como marca a grande diversidade. “Um dos fatores essenciais é o empoderamento da população. Tem aqueles que só se divertem, mas tem outros que participam com a mão de obra. Esse curso é importante não só pela geração de renda, mas para mostrar o quanto as pessoas de Salgueiro têm capacidade criativa”, disse.
O homenageado do Carnaval, Carlito Veras, entregou alguns certificados e falou sobre a influência da mãe na sua trajetória de folião apaixonado. A professora Alinita Veras foi uma das alunas do curso. “É com muito orgulho que digo que foram meu pai e minha mãe que me botaram na perdição. A história começou com eles”, brincou.
Os adereços produzidos levam a etiqueta do projeto Artesanato Salgueiro Criativo e serão expostos em um estande para a venda, no polo Bomba, durante o Carnaval. A renda gerada será administrada pelos próprios integrantes do grupo.
Os produtos podem ser comprados, também, pelos telefones 87. 3871-5353 / 87. 8807-7680 / 87. 9677-4655.