A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) vai realizar, nesta quinta-feira (29), às 9h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, uma reunião para a formação do Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos, desenvolvido pelo Governo Federal.
Entre as atribuições do Comitê, que será formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público, estão o auxílio na seleção das comunidades a serem beneficiadas com cisternas de consumo (água para beber, cozinhar e escovar os dentes) ajudar na organização de cursos de gestão de água e manter o controle social sobre as ações locais do Água para Todos.
Água para Todos
O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, órgão ao qual a Codevasf é vinculada. Um dos objetivos do programa é promover a instalação de 750 mil cisternas de abastecimento humano até o fim de 2014 – desse montante, a Companhia deverá instalar cerca de 200 mil unidades. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
O abastecimento das cisternas implantadas pela Codevasf ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado do local beneficiado e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos –, a água é própria para saciar a sede e para uso no preparo de alimentos. Cada reservatório pode acumular até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.