Home » Sem categoria » SALGUEIRO PARTICIPA DO PROJETO “MUNICÍPOS SEGUROS E LIVRES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

SALGUEIRO PARTICIPA DO PROJETO “MUNICÍPOS SEGUROS E LIVRES DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

marconiA primeira atividade do projeto, que contemplou o município de Salgueiro pelo seu histórico significativo no desenvolvimento de políticas a favor das mulheres, aconteceu na última quinta-feira (22). O prefeito Marcones Libório de Sá foi entrevistado pela agente local do projeto sobre as ações de enfrentamento às violências públicas e domésticas contra o sexo feminino.

O prefeito Marcones Libório de Sá, acompanhado da coordenadora da mulher, Maria Vilani Campos Ferreira, recebeu, em seu gabinete, neste dia 22 de janeiro, a agente local do projeto ‘Municípios Seguros Livres de Violência contra as Mulheres’, Samires Andrade, para uma entrevista sobre as políticas públicas do município voltadas para o gênero feminino.

A ação é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional dos Municípios – CNM e a União Europeia. No Brasil, apenas dois grupos foram selecionados para integrar as atividades – um no Rio Grande do Norte e outro em Pernambuco, formado por Salgueiro, Serra Talhada, Carnaíba, Tabira e Calumbi.

De acordo com Samires, o município de Salgueiro integra o projeto por ter um histórico significativo no desenvolvimento de políticas de gênero, uma das prerrogativas básicas para ser contemplado com a iniciativa.

Além de construir a linha de base do projeto para comparação de dados futuramente, a visita da agente, também, teve como finalidade convidar o prefeito para o Seminário Internacional, em Brasília, nos dias 24 e 25 de fevereiro, com a presença de representantes de países que já realizaram o ‘Municípios Seguros’.

Na entrevista, Libório citou as políticas transversais dentro da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, direcionadas à população feminina, a casa de acolhimento para as vítimas de violência e as quase duas mil casas de programas habitacionais em parceria com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Programa Minha Casa, Minha Vida e Operações Coletivas, iniciativas que contemplam as mulheres como beneficiárias diretas.

O Conselho da Mulher e a Coordenadoria da Mulher foram, ainda, dois pontos representativos do avanço do município registrados no questionário. Para o prefeito, a valorização dos bairros distantes do centro é um fator que incide diretamente na criação de uma cultura de paz e, consequentemente, numa maior segurança para o público feminino. “Fazemos muitas obras na periferia: pavimentação, iluminação, coleta de lixo, espaços culturais e de lazer. Hoje, sou extremamente defensor da pavimentação como melhoria da vida do povo. Já calçamos mais de 110 ruas”, explicou.

Dentre alguns dos projetos que refletem no fortalecimento e autonomia das mulheres, Salgueiro conta com o PE no Batente, na área de moda; a oficina anual de confecção de adereços carnavalescos, que potencializa as artesãs locais, qualificando-as e gerando renda, no período carnavalesco e o Anjo Lilás, de enfrentamento das situações de violência e abandono.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários