Com o objetivo de discutir a qualidade da despesa, em 2015, e a melhoria do atendimento ao cidadão, além de avaliar as ações do governo municipal no exercício anterior e traçar as projeções para o que se aproxima, a equipe de secretários, coordenadores e diretores reuniram-se, neste dia 8/1, no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, sob a condução do prefeito Marcones Libório de Sá.
O assessor jurídico, Tadeu Sande, falou sobre a importância de reforçar a qualificação das despesas e tentar reduzir o custeio. “O gestor tem que fazer a harmonização de todo os limites para que possa cumprir com as obrigações”, explicou, referindo-se aos 49%; 18% e 26% da receita corrente líquida destinados, respectivamente, aos gastos com pessoal, saúde e educação.
Sande ressaltou, ainda, com base em 2014, que o município tem respeitado o limite de investimento com a folha de pessoal.
Para 2015, as Secretarias de Planejamento e Finanças preveem a implantação de um quadro de cota mensal a ser gasta pelas pastas do governo, o que implica na obediência a um cronograma físico-financeiro de desembolso.
O novo sistema do Tribunal de Contas e o estabelecimento da prestação de contas, totalmente informatizada, também, entraram na pauta das discussões e todos receberam um sumário de identificação dos documentos e das informações gerais a serem entregues, referentes a 2014.
Como desafios da gestão, no exercício financeiro do novo ano, o prefeito citou o reajuste do piso do magistério, o aumento do salário mínimo, a realização de um novo concurso público e o serviço de municipalização do trânsito. “A gente não pode estar aqui comemorando os feitos do passado sem pensar nas ações do futuro”, disse Libório, para quem o município tem como meta superar o próprio avanço, mesmo estando bem, com relação às demais localidades.
Como perspectiva, ele apontou a abertura de um diálogo mais direto com a população, com uma prestação de contas interativa. “A gente tem que ter a capacidade de atender o cidadão”, frisou. E acrescentou: “Em 2015, a gente vai fazer muito melhor”.