Uma das poucas cidades do Sertão que mantém a tradição de fazer um carnaval para todos os gostos, o município de Salgueiro já está em clima de folia que mais uma vez vai se estender da cidade à zona rural com diversos atrativos e novidades. Na última sexta-feira (30), o prefeito Marcones Libório de Sá, anunciou ao som de frevo, no Centro de Artes e Esportes Unificados – Ceu, no bairro da Cohab, a programação da festa popular que começa com a prévia do bloco Tabacaria, prevista para o próximo domingo(8). Já no fim de semana seguinte, acontece a largada dos festejos de Momo de 13 a 17, com uma programação eclética da cidade à zona rural.
Cantores e bandas de expressão nacional a exemplo do sambista Diogo Nogueira e grupo Revelação, Geraldinho Lins, Saia Rodadad Elétrica, além de orquestras de frevo, grupos de maracatu, trios elétricos e grupos culturais darão o tom para os foliões. As avenidas da cidade já abrem alas para a primeira ‘prova de fogo’ com a prévia do Bloco da Tabacaria. A novidade será a presença do Boi Maracatu de Arcoverde e Estrela Brilhante de Igarassu.
Tradição desde a década de 80, a sexta-feira (13) começa no pólo da Bomba com o Desfile das Virgens, desta vez ao som do DJ Santos. Em seguida, o trio dá a primeira partida com Jairoca de Tróia e banda. Até a quarta-feira de cinzas outras atrações vão animar o trio como Jameckson e Banda, Saia Rodada, Zum Zum Bamba, , Hanah Vanessa e Pagodão Escuro.
O prefeito Marcones Sá ressaltou as tradições que dominam a folia salgueirense a começar pelos blocos e pontuou que a folia oficial de Salgueiro há mais de dez anos vem sendo focada na multiculturalidade e na forma de atender aos distintos gostos do público.
No sábado de Zé Pereira, a programação virá com toda força pelas ruas e avenidas a partir das 17 h com as tradições de Pernambuco: O frevo das orquestras, o Cia Soul dance, Maracatu baque Virado Nação Salgueirense, a Orquestra Metálica do Proac e concurso de blocos. Já no palco principal do pólo Bomba, a tarde das crianças será animada pela Barca Maluka e Orquestra Bronzeada.
O público vai conferir pela primeira vez no mesmo palco, o show do carioca Diogo Nogueira que vai fazer uma retrospectiva de sua carreira. Durante as passagens de som, uma orquestra estará no meio do público mandando frevo. No domingo e terça-feira a tradicional Bicharada do Mestre Jaime que sai há mais de 60 anos sai com seus exóticos bonecos gigantes e máscaras de animais invade a folia. O circuito do frevo montado no Girador do Prado abre a folia dominical com orquestras e carnaval de máscaras. Já pelo palco do pólo Bomba vão passar Geraldinho Lins e Lia Sophia. No trio, a festança fica com Saia Rodada Elétrica.
Até a madrugada da quarta-feira de cinzas o palco principal ainda vai receber Faringes da Paixão, banda Santa Clara, de Recife, e Grupo Revelação. Outra novidade para este ano é o palco alternativo montado do lado de fora do Museu do Couro. Lá vão se apresentar as bandas Lobo Mauz, Ee & Ela, Ressonancia Rock, Delicada, Dixtac Hap, Holy Wood, Gory Sceram e Sun Halley. Fora do circuito da área urbana, a Prefeitura também montará pólos nos distritos rurais de Conceição das Crioulas e Umãs.
HOMENAGEADO – Para este ano, o prefeito também anunciou o nome do homenageado do carnaval 2015: o advogado Carlos Veras (Carlito) que em 40 anos consecutivos jamais passou a folia fora da cidade. “Sou um folião nato e pernambucano que espera um ano pra cair na brincadeira sem sair da terra. Salgueiro está sempre de parabéns e está para Olinda e Recife por fazer o melhor carnaval do Sertão”, argumentou Carlito que convocou a todos para ir às ruas fazer a festa mais bonita do mundo”.
Dentro da infra-estrutura festa a Secretaria de Desenvolvimento Social vai repetir a dose dos festejos juninos ao instalar o camarote da acessibilidade para receber os portadores de deficiências da cidade e área rural que queiram participar da folia. A secretaria vai disponibilizar um veículo para ajudar no deslocamento dessas pessoas de casa para os pólos da folia.
O órgão municipal também lançou, com o slogan “Em ritmo de Proteção Social”, uma nova campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes que começa a funcionar na primeira prévia com distribuição de panfletos, em caráter de conscientização ao mesmo tempo em que estimula a comunidade a denunciar os casos de abuso ou tentativa.