A Secretaria de Meio Ambiente de Serra Talhada, em respeito a população serratalhadense vem esclarecer o episódio sobre a retirada das “algarobas” localizadas na Av. Afonso Magalhães, que vem sendo usado pelo blog “Farol de Notícias”, de maneira sensacionalista (como é do seu feitio), como um feito monstruoso, praticado irresponsavelmente visando trazer prejuízos para população, uma informações inverídicas e errada.
É preciso que o blog pesquise, antes de informar que se tratam de árvores centenárias, quando sabe-se que a espécie “algaroba” não tem este tempo no território brasileiro, além de que, é uma árvore “invasora”, imprópria para jardins e canteiros.
Também é preciso ter conhecimento de todo caso envolvendo as árvores em questão, antes de se tentar através de sensacionalismo desmedido, incitar a população contra ações que visam tão somente trazer mais segurança para todos.
Recentemente, mas precisamente em 18 de dezembro passado, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu um “abaixo assinado” de moradores da área onde se localizava as referidas árvores, solicitando providências para sua retirada, uma vez que ameaçavam tombar.
Diante de tal pedido, o secretário Euclides Ferraz solicitou a Defesa Civil um laudo sobre a situação, e o resultado foi o que já podia ser observado por qualquer leigo: uma das árvores estava “morrendo” e a outra sem condições de se manter em pé, podendo “desabar” a qualquer momento.
Para completar toda polêmica, nas últimas chuvas e devido os ventos fortes, moradores procuraram o secretário solicitando providências urgentes”, já que as árvores estavam “estralando” e temiam uma tragédia.
Tem sido noticiado corriqueiramente a queda de árvores em diversas cidades do país, danificando automóveis e até causando mortes e, com responsabilidade, baseando-se em laudo e atendo pedido do “abaixo assinado”, a Secretaria optou pelo corte das mesmas, afinal, estava em jogo bens materiais e a segurança da população.
Também foi levado em conta a reforma dos canteiros centrais da avenida (já bastante adiantada), e que tem no seu projeto a arborização total com árvores nativas.
O secretário Euclides Ferraz não nega que tenha havido um compromisso inicial da manutenção das árvores, no entanto, a realidade de quando foi feito o compromisso é totalmente diferente do cenário atual, onde moradores e defesa civil atestam a medida tomada pela Secretaria de Meio Ambiente.
Mais uma vez é usado um veículo de informação como meio de incitação a população a construir uma imagem negativa das ações do governo municipal, numa clara demonstração de “oposição sistemática e dirigida”, pelo simples desejo do “quanto pior melhor”, sem se buscar os verdadeiros fatos e sem análise lógica e séria da questão.
A secretaria ratifica mais uma vez sua preocupação com toda questão ambiental, e faz lembrar que dentro das suas prerrogativas está a segurança dos cidadãos, então, tem a nítida certeza de que agiu corretamente, em favor de Serra Talhada e da sua gente.