Home » Sem categoria » MORRE HILSON DE BRITO MACEDO, FUNDADOR DO GRUPO NORDESTE SEGURANÇA DE VALORES

MORRE HILSON DE BRITO MACEDO, FUNDADOR DO GRUPO NORDESTE SEGURANÇA DE VALORES

HILSONAos 93 anos de idade, faleceu no Recife Hilson de Brito Macedo, fundador do Grupo Nordeste Segurança de Valores. O velório e o enterro aconteceram nesta terça-feira (14), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. A causa da morte não foi divulgada.

Trazendo em sua formação o gosto pela disciplina e pela seriedade, transportadas de uma vida até então dedicada ao serviço militar, Hilson Macedo funda, em junho de 1970, a empresa Pernambuco Segurança de Valores. A companhia trazia consigo uma visão que terminaria por mudar os parâmetros até então conhecidos em nosso País na área de segurança e de transporte de valores.

Durante o período de regime militar (1964-1985), a medida de exigir dos estabelecimentos bancários e de crédito uma vigilância armada vinha ao encontro do que já existia nos chamados países desenvolvidos, como era caso dos Estados Unidos. Assinados os decretos de lei 1.034 e 1.103, o Governo passou a exigir que as instituições bancárias e de crédito – à exceção de bancos federais e estaduais – contassem com dois vigilantes armados cada. Abria-se, assim, um novo horizonte no Brasil para a área de segurança e para a criação de empresas dispostas a serem pioneiras nesse campo.

Neste sentido, o Estado de Pernambuco sairia na frente, estimulado pelo empreendedorismo de Hilson Macedo. A recém-formada sociedade – constituída pelos sócios Roberto Pessoa, Nivaldo Braz de Almeida, Álvaro Gonçalves da Costa Lima, Romero do Rêgo Barros Rocha, Manoel Enildo Lins, Agostinho Serrano de Andrade, Aurino Lacerda Nilo, além de Hilson de Brito Macedo – parecia descrente no mercado de segurança privada e transporte de valores e aos poucos, foi vendendo suas cotas para Hilson Macedo, que, dessa forma, em pouco tempo, tornou-se sócio majoritário.

Em 1975, a empresária Zélia Freire Macedo uniu suas forças a um reduzido grupo de sócios. Nessa época, a Pernambuco Segurança de Valores funcionava numa modesta casa alugada na avenida Visconde de Suassuna, no bairro da Boa Vista, Recife, sua primeira sede, com cerca de vinte vigilantes. A mudança para a segunda sede, uma casa também alugada no bairro dos Aflitos, na avenida Conselheiro Rosa e Silva, somente ocorreria em 1989.

E foi assim que Hilson foi construindo o que se tornou o maior Grupo de segurança do Brasil até a compra da Norsergel em 2005. Sempre pensando em expandir, em buscar novos mercados. Primeiro Paraíba, depois Alagoas, e foi-se o Nordeste todo. O que era Pernambuco Vigilância, virou Nordeste e depois “Brasil” com a Transbank no Sudeste.

Em 2012 o Grupo Nordeste foi vendido à Prosegur, uma das maiores empresas de segurança do mundo, com sede na Espanha e que já tinha forte presença no Brasil. Uma das características mais marcantes do lado empresário de Hilson Macedo – ou o “Major” como era chamado pela formação militar – era o alto nível de exigência que ele tinha na condução dos negócios.

Com a sua visão de separação dos negócios da família, optou por fazer a sua sucessão em vida em meados de 2000, garantindo que os negócios continuassem sendo tocados pelos filhos que tinham construído o Grupo Nordeste ao lado dele e da esposa, Dona Zélia, também empreendedora e fundadora da Soservi, uma presença forte também na trajetória empresarial dele.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários