A Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA – sigla em inglês), considerada a maior ONG estudantil do mundo, realizou em Serra Talhada no Ginásio de Esportes Egídio Torres de Carvalho, no último sábado (10), o projeto “SerTão Saudável”, ação que contou com o apoio da Secretaria de Saúde do município.
Das 8h as 17h foram realizados testes de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações sobre câncer de colo do útero, hipertensão, câncer de próstata, saúde bucal e outros.
Isabela Barros, coordenadora geral do projeto, explica que tudo “nasceu da necessidade de se ter mais conhecimento, pois com medidas simples pode-se mudar os prognósticos”, disse ela. Isabela destacou também que “o objetivo é que os estudantes da UPE em Serra Talhada criem um comitê e passem a realizar esta ação de saúde com intervalos menores e que sejam feitos por estudantes daqui e não do Recife como aconteceu agora”, espera-se desta forma que sejam transmitidos os valores da IFMSA , que defende: “Se todos fizerem bem seu trabalho teremos alcançado o objetivo global e local”, finalizou a coordenadora.
O “SerTão Saudável” teve coordenação geral de Isabela Barros e coordenação secundária de: Naiá de Miranda, Lourdes Menezes, Matheus Magalhães, Carlina Cavalcante e Eclésio Chaves.